Programa “Motofretista Seguro” é lançado e visa capacitar motofretistas e facilitar crédito
Nesta segunda-feira, 21, o Governo do Estado de São Paulo lançou um programa para capacitar motofretistas, facilitar compra de motos e regularizar documentos e comprar equipamentos de segurança.
O lançamento faz parte da Semana Nacional de Trânsito e o programa “Motofretista Seguro” é uma ação do Detran com o objetivo de oferecer mais proteção social à categoria e contribuir para o exercício mais seguro da profissão.
Como funciona o Motofretista Seguro
O objetivo da ação é atender tanto os profissionais que necessitam adequar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o exercício da atividade, com a regularização de documentos, realização do curso de formação e atualização, oportunidade de práticas de aperfeiçoamento, como auxiliar com linhas de crédito especiais àqueles que precisam renovar seu veículo ou adquirir novos equipamentos de segurança.
O programa conta com recursos públicos oriundos da arrecadação de multas e a ação terá o apoio de parceiros, como SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFC).
Como participar
Os motofretistas que precisam regularizar a situação da CNH, devem se inscrever no programa, por meio do site www.motofretistaseguro.sp.gov.br/ e ingressar no curso de formação desenvolvido pelo Detran. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos, como:
• Idade mínima de 21 anos;
• Ter CNH;
• Exercer atividade remunerada.
Os condutores que já estão com a CNH regularizada, poderão ter acesso a linhas de crédito especiais junto ao Banco do Povo Paulista (BPP) e o Sebrae para aquisição de motos (R﹩ 8,1 mil) e equipamentos (R﹩ 3 mil), além de condições diferenciadas de financiamentos com empresas parceiras do Programa.
Os condutores que realizaram cursos de formação há mais de cinco anos poderão contar ainda com a reciclagem da formação. Para dar andamento à solicitação, basta preencher o cadastro no portal www.motofretistaseguro.sp.gov.br e seguir as orientações.