Projeto incentiva criançada criar arte brincando em Joanópolis

Projeto incentiva criançada criar arte brincando em Joanópolis

Crianças de  6 a 8 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Joanópolis vivenciarão o processo de criar, brincando, as suas próprias obras de arte. As atividades acontecerão entre os dias 8 e 13 de agosto e fazem parte do projeto B A T U, desenvolvido pelo artista, performer e designer gráfico espanhol Ieltxu Ortueta.

O nome do projeto surgiu do verbo Bat, que no idioma Basco, região onde nasceu o artista, significa juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e reunir-se.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A proposta parte de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco.

Durante as atividades, as crianças serão convidadas a utilizar materiais como papel, tintas, cola escolar, tesouras, pincéis e fitas para colocar a criatividade para trabalhar e, desta maneira, serem artistas e criadores das suas próprias obras.

As escolas beneficiadas são: Escolas EMEF Vereador Isidoro e EMEF José Benedito de Salles Bayeux,  No sábado (13) as obras resultarão na criação coletiva das crianças que experimentaram o processo nesses encontros nas escolas, serão expostas em instalações interativas na Praça João José Batista Nogueira, a partir das 12h.

“Toda criança é artista, precisa criar, inventar e brincar para ser e estar no mundo. A criança está no ‘aqui e agora’ o tempo todo e criar não é só se expressar, criar é ser, se relacionar e se entender no espaço e no mundo, olhar para a infância de forma horizontal, querer de fato dialogar e descobrir possibilidades juntos é algo que me leva a trabalhar com as infâncias”, destaca Ieltxu Ortueta.

Retângulos e Tridimensionalidade 

O projeto explora as possibilidades dos retângulos, primeiro em duas dimensões, com a forma geométrica pintada num papel, preto sobre o branco. Em seguida ele abre outros espaços a partir da linha, e se estabelece um jogo de multiplicação e construção por meio de linhas que vão criando outros retângulos. A tridimensionalidade aparece no recorte de papeis em ângulo reto e juntando-os se erguem criando pequenas esculturas, ou “casas, refúgios”.

Os cubos e retângulos da instalação foram criados em colaboração com o artista Julio Dojcsar.

PROJETO B A T U em Joanópolis – com Ieltxu Ortueta

De 08 a 12 de agosto

Locais:

  • EMEF do Bairro Can Can – Escola Vereador Isidoro (Escola Rural)
  • EMEF José Benedito de Salles Bayeux — Rua Pedro Nassif 75 — Jardim Bela Vista (Escola Cidade)

 

Exposição interativa:

Dia 13 de agosto

Local: Praça João José Batista Nogueira.

 

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *