Proteja seus filhos contra doenças que assombram a estação
O frio chegou e com ele surgem, é claro, as doenças respiratórias.
Você não quer ficar doente, na estação mais fria do ano, quer? E vai deixar que seus filhos, netos ou sobrinhos fiquem doentes?
Claro que não !
Então fique de olho nas nossas dicas e proteja as crianças contra as doenças que assombram a estação.
Os principais vilões do inverno são as mudanças bruscas de temperatura, a baixa umidade do ar e o aumento da poluição. Estes fatores são sempre motivos de preocupação, especialmente para as crianças, os idosos e os indivíduos que já sofrem com doenças respiratórias crônicas.
As doenças mais comuns da estação são: resfriado, gripe, pneumonia, alergias, amigdalite, asma, bronquite, otite, rinite, sinusite, laringite e meningite. Os sintomas são coriza, tosse, espirro, dificuldade para respirar, febre e dores no corpo, que podem também caracterizar a contaminação pelo vírus da Influenza.
Nesta época, as filas nos hospitais aumentam.
E não se pode brincar quando o assunto é, por exemplo H1N1. A gripe pode matar.
Se você não se vacinou gratuitamente, na unidades de saúde mais próxima de você, porque não faz parte dos grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e nem está pensando em pagar por uma vacina, o jeito é se agasalhar bem para enfrentar as baixas temperaturas e claro se prevenir.
Ainda não sabe como?
As dicas são simples: beba muita água, cubra a boca ao tossir, lave as mãos com frequência, deixe o ambiente bastante ventilado para o ar circular e não acumular poeira, tenha bons hábitos de higiene e consuma alimentos ricos em vitamina C, evite sempre locais aglomerados, ainda mais onde não há ventilação.
Lembre-se também que além da gripe existe um vírus que se chama vírus sincicial respiratório e que ele também pode surgir no inverno e causar infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Este vírus pode acarretar doenças como bronquiolite e infecção dos brônquios.
Você não quer ver seu filho doente, não é mesmo?
A transmissão acontece por gotículas e secreções e é altamente contagiosa. Com o sistema imune debilitado e a oscilação de temperatura, o indivíduo pode adquirir pneumonia, infecção aguda pulmonar causada por bactéria.
Também é muito comum que a pneumonia apareça como a complicação de uma gripe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a pneumonia é a maior responsável por mais de 1 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
Então previna-se ! Não deixe que pessoas doentes visitem seu filho pequeno, ainda mais recém nascido. Seja chato se for preciso, mas não deixe ninguém ficar beijando o rostinho ou as mãos da criança. Isto não é frescura ! É saúde, é prevenção!
Não hesite em pedir para que as visitas lavem e higienizem as mãos com álcool gel.