Quais são os melhores planos de saúde para idosos? 

Quais são os melhores planos de saúde para idosos? 
Confident doctor looking at his senior patient while speaking to her

Segundo um levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizado em 2021, o Brasil conta com uma população de 37,7 milhões de pessoas idosas, representando cerca de 18% da população total do país. 

 Para garantir maior qualidade de vida na terceira idade e aproveitar essa fase, é preciso de um pouco mais de atenção. 

 Uma maneira de manter as práticas saudáveis em dia, é fazer constantes acompanhamentos médicos para prevenir doenças e complicações. E isso pode ser facilmente resolvido com o plano de saúde para idosos. 

 Continue lendo o artigo e entenda como o plano de saúde funciona para pessoas idosas, conheça as melhores opções e tire suas dúvidas sobre o assunto! 

 Neste artigo você encontra: 

  • Como funciona o plano de saúde para idosos? 
  • Qual o melhor plano de saúde para idosos? 
  • Qual o preço de um plano de saúde para idosos? 
  • O plano de saúde para idosos sofre reajuste por faixa etária?
  • Como contratar um plano de saúde para idosos?
Como funciona o plano de saúde para idosos? 

No que diz respeito à contratação, o plano de saúde para idosos funciona como qualquer outro plano. Esse serviço pode ser contratado por pessoas físicas, pessoas jurídicas (por meio de um MEI ou CNPJ) ou também por adesão, caso a pessoa faça parte de algum sindicato ou entidade de classe. 

 Para oferecer um serviço personalizado, algumas operadoras de saúde contam com planos especializados para as idades mais avançadas, com foco em atender às necessidades específicas desse momento da vida. 

 A maior diferença observada no convênio médico para idosos está relacionado ao preço, que costuma ser mais elevado ao compararmos com outras faixas de idade. Mas não se preocupe, explicaremos o motivo ainda neste artigo. 

Qual o melhor plano de saúde para idosos? 

A escolha do melhor plano de saúde para idosos é um processo que depende das necessidades particulares de quem está procurando.  

 Nesse sentido, é importante contar com o auxílio de um profissional especializado no serviço para te ajudar a entender o que você precisa e te indicar as melhores opções. 

 As corretoras de planos de saúde, como é o caso da Zelas Saúde, contam com profissionais experientes no mercado, que conseguem conectar esses dois pontos com facilidade. Não deixe de recorrer a esses profissionais! 

 Pensando em facilitar sua procura, destacamos a seguir algumas operadoras de saúde que oferecem planos vantajosos: 

  • Amil;
  • Grupo NotreDame Intermédica (GNDI); 
  • Prevent Senior; 
  • Trasmontano Saúde; 
  • Unihosp; 
  • Unimed. 
Qual o preço de um plano de saúde para idosos? 

O preço do plano de saúde para idosos pode variar bastante de acordo com as características da contratação, como, por exemplo: 

  • cobertura: ambulatorial ou hospitalar; 
  • acomodação: enfermaria ou apartamento; 
  • região de abrangência: regional ou nacional; 
  • tipo de contratação: com ou sem coparticipação. 

Por fazer parte da última das dez faixas etárias estabelecidas nos planos de saúde (59 anos de idade ou mais), os valores são mais altos ao comprarmos com as demais idades. 

Isso se dá pois é esperado que pessoas em idades avançadas utilizem os serviços médicos com maior frequência.  

Além disso, também é comum que com o passar do tempo os procedimentos fiquem mais complexos, o que encarece o custo do serviço e, consequentemente, o valor final a ser pago pelos pacientes. 

O plano de saúde para idosos sofre reajuste por faixa etária? 

Justamente por estar no último intervalo de idades, a partir dos 59 anos de idade, o plano de saúde para idosos não recebe reajuste por faixa etária.  

Essa condição é definida no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). De acordo com o artigo 15, parágrafo 3º, “É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade”. 

A partir dessa faixa etária, o plano de saúde passa a receber apenas o reajuste anual.  

 Caso tenha sido contratado com um CNPJ, o valor do plano também pode sofrer o reajuste por sinistralidade, que é aplicado quando o valor que a operadora de saúde teve com os procedimentos realizados ultrapassa o limite estabelecido em contrato. 

Como contratar um plano de saúde para idosos? 

Como citamos anteriormente, a melhor maneira de contratar um plano de saúde para idosos é contar com o auxílio de uma corretora. Por meio dessas empresas, o processo de contratação fica mais fácil e um profissional fica à sua disposição para tirar dúvidas e encontrar as melhores soluções. 

Na Zelas Saúde, por exemplo, basta solicitar uma cotação gratuita e, em seguida, uma pessoa especialista entrará em contato para entender suas necessidades e apresentar os planos de saúde que melhor podem atendê-las. 

 Tudo isso, também levando em consideração o valor que você tem disponível para investir no serviço.  

 Em seguida, essa pessoa especialista te indicará todos os documentos e condições necessárias para seguir com a contratação do serviço. 

 Gostou de saber mais sobre planos de saúde para idosos? Compartilhe o conteúdo e continue acompanhando nossas publicações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *