Que tal aprender fazer uma boneca Abayomi?

Que tal aprender fazer uma boneca Abayomi?

Você sabe o que é uma boneca Abayomi? Que tal aprender fazer uma?

As bonecas Abayomi são símbolos da cultura africana no Brasil e ressaltam a força das mulheres negras na época da escravidão.

No mês em que celebramos o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Atibaia com o objetivo de valorizar a herança cultural da comunidade negra no município e no país, promove uma oficina de bonecas Abayomi, aberta para toda a população no próximo dia 18 de novembro, a partir das 12h, na Praça da Matriz. A atividade será ministrada por Isabel Azevedo e Nerie Bianchi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As bonecas deste tipo surgiram para acalmar as crianças durante o transporte de escravos da África para o Brasil. As mães africanas rasgavam um retalho de suas roupas e, com tranças e nós, criavam pequenas bonecas que serviam de amuleto de proteção para os pequenos. Desde sua origem, as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz e boca e simbolizam as múltiplas etnias africanas. As bonecas ganharam o nome de “Abayomi”, que em Iorubá significa encontro precioso.

No Brasil as bonecas são feitas de forma artesanal com retalhos de pano reaproveitados, mas ainda sem costuras, apenas com tranças e nós, e sempre negras. Hoje, as bonecas são símbolo da resistência, do poder feminino e da tradição e contribuem para o reconhecimento da herança cultural afro-brasileira. Acredita-se que dar uma boneca Abayomi a alguém é um gesto de amor e carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *