“Quero relaxar”, afirma secretário de Saúde sobre colapso no sistema de saúde

“Quero relaxar”, afirma secretário de Saúde sobre colapso no sistema de saúde

Quem precisou de atendimento médico de urgência e emergência em Bragança Paulista nesta terça-feira (4), sofreu. Sofreu para conseguir passar na triagem, sofreu para conseguir ter atendimento de um médico e sobretudo para ter um diagnóstico final.

Com o surto de Influenza somado aos casos de COVID-19, pós festas de Natal e Réveillon, as pessoas tiveram que esperar horas e mais horas para receber um atendimento tanto na rede pública, quanto na rede particular de saúde de Bragança.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

“QUERO TOMAR UM BANHO E RELAXAR”

Diante das inúmeras reclamações principalmente do colapso no atendimento no Bom Jesus, o Em Pauta entrou em contato com o secretário interino Marcus Leme, por volta das 20h, para saber que providências a Secretaria Municipal de Saúde está tomando para tentar dar melhor atendimento à população, que tanto sofreu ao longo do dia.

O secretário Marcus Leme afirmou à reportagem que não daria declarações e esta deveria procurar sua assessoria. “Não dou (declarações), infelizmente eu gostaria muito… Agora que cheguei em casa, quero tomar um banho, quero relaxar, o dia não foi fácil”, afirmou antes de desligar a ligação repentinamente.

O Em Pauta solicitou à assessoria da Prefeitura, este posicionamento oficial da Secretaria de Saúde sobre o colapso no sistema de saúde, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Marcus Leme está ocupando o cargo porque a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, está de férias neste momento de colapso no sistema de saúde de Bragança Paulista. Ela mesmo chegou a dar declarações em meados de dezembro sobre o início do surto de gripe no município.

BOM JESUS E UPA VILA DAVI

Durante todo o dia, tanto no Pronto Atendimento Bom Jesus, quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Davi, não havia cadeiras suficientes para todos pacientes em espera, que acabaram se acomodando na área externa, no chão e na sarjeta. Dentro das unidades, havia acúmulo de pessoas em pé, aguardando atendimento.

Chamou a atenção da reportagem a mistura de pacientes já positivados para COVID-19 com outros. Nas duas unidades administradas pela Prefeitura de Bragança Paulista, não houve uma separação destes pacientes. E até o momento, um plano emergencial não foi anunciado, como um Hospital de Campanha provisório ou a divisão de casos de síndromes respiratórias e outras patologias, como foi feito no auge da pandemia da COVID-19.

O Em Pauta também recebeu reclamações de goteiras na UPA Vila Davi e de prontuários extraviados no Bom Jesus.

PRONUNCIAMENTO NA PREFEITURA

Na semana passada, após o aumento da demanda nos hospitais, a Prefeitura de Bragança Paulista chegou a realizar um pronunciamento, onde a Administração se limitou a pedir para que a população não fosse até os hospitais com mais de um acompanhante ou com sintomas gripais leves.

Horas após a repercussão negativa, a Prefeitura anunciou a contratação de mais 2 enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e 2 médicos.

4 comentários sobre ““Quero relaxar”, afirma secretário de Saúde sobre colapso no sistema de saúde

  1. Pior é depois de Mais de 6 horas esperando atendimento,com todos os sintomas de influenza febre altíssima, morrendo de dor em todo corpo ,dor de cabeça de não aguentar olhar na luz ,vômito etc , a medicação dada foi ,loratadina ,e xarope ambroxol , dipirona ,santo Deus, loratadina e anti alergico,não para vírus,desse calibre e pior o xarope está em falta nas farmácias da prefeitura, e de desacreditar no sistema .
    Meu filho é autônomo e não precisa de atestado médico, não entendi o diagnóstico, já que não estão sendo testados !
    Meu filho ja esta com sintomas gripais a mais de 3 dias e realmente se dirigiu ao upa da Vila davi procurando ,pelo menos um remédio que pudesse aliviar esses sintomas , mas é isso que está acontecendo!
    Pior nem se fala ,pacientes com covid positivo ,todos misturados num único local !
    E pra deixar qualquer um desacreditado no sistema.
    Pior como a medicação indicada não ajuda em nada , teremos de voltar a unidade novamente, mendigando um novo diagnóstico, e pelo amor de Deus outra medicação mais eficaz para que o paciente se sinta melhor, até o vírus enfraquecer .

  2. Na hora de tomarem cuidado pra não se aglomerarem não fazer festas, não irem lugar público cheio se divertir ninguém pensa que pode ficar doente tanto do covid que estamos na pandemia e agora com essa gripe .Aí fica esse colapso em posto de saúde quem tem culpa? Se houvesse colaboração de todos a história mudaria as coisas seriam mais fácil..Temos ter consciência o covid ainda está aí..e tem essa gripe sem vacina .Hospitais, postos de saúde lotam .só DEUS pra ajudar abrir mentes vou orar

  3. Povo sem noção ,na hora da bagunça não estão nem aí ,foi avisado,já tinha a infestação das doenças,pediram tanto para não ter aglomeração,mas adianta ,o povo não aprende ,agora fica pedindo socorro.E depois a culpa é de quem,se tivessem o mínimo de bom senso não estava este caos de novo.

  4. Quer relaxar, então para de trabalhar, pede demissão, garanto que tem muita gente querendo e precisando trabalhar no seu lugar folgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *