Reforma 9 de julho: 14 árvores são cortadas e removidas e tem início compensação

A Prefeitura de Bragança Paulista, enfim, deu início nesta semana as obras de reforma da Praça 9 de Julho, uma reforma, esperada há pelo menos três administrações. O início das obras, aconteceu um mês depois que a Prefeitura deu ordem de serviço para a empresa FBF Construções e Serviços Eireli – EPP executar os serviços de urbanização e mobilidade.

Antes da empresa começar a trabalhar no local, entretanto, segundo a Prefeitura, foi necessário que a Secretaria de Serviços fizesse a retirada das árvores, bancos e paralelos das muretas que estão na área onde haverá a ampliação da faixa de rodagem, itens que não estavam previstos na licitação.

A FBF Construções e Serviços executará as obras na praça por R$ 599.679,09, verba conquistada há uma década junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADETUR).

O projeto criado ainda na administração de João Afonso Sólis (Jango), recebeu adaptações tanto na administração de Fernão Dias como de Jesus Chedid mas basicamente, mantém o mesmo conceito: o estreitamento da praça no lado da Avenida dos Imigrantes para que a via seja duplicada, melhorando o fluxo de veículos.

A calçada da praça será ampliada para a Rua Alpheu Grimello estendendo o espaço de circulação e vivência com canteiros e bancos em sua extensão.

O projeto prevê ainda a instalação de uma futura ciclovia e o local onde atualmente está instalado o trem haverá um  bolsão de parada de ônibus. Para onde vai o trem ainda é uma incógnita. A administração informou via assessoria de a imprensa, que irá estudar onde fará a realocação do mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Apesar de ser discutido há anos, a medida ainda gera polêmica, principalmente entre os comerciantes da região, que apesar de de se reunirem com a Prefeitura, como também fizeram nas duas administrações anteriores, procuraram a reportagem do jornal on line Bragança Em Pauta, reclamando que as mudanças irão resultar em prejuízo para os comércios nas proximidades.

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Manoel Marcos Botelho, explicou aos comerciantes que a ideia é transformar a Avenida dos Imigrantes efetivamente numa via rápida e eliminar todo gargalo de trânsito causado por aquela rotatória da praça.

Ficou decidido então que será feita uma expansão da área de estacionamento, colocação de zona azul na praça e aumento da faixa de rolagem no viário que passa em frente aos estabelecimentos.

Retirada e plantio de árvores

Com a retirada de 14 árvores da Praça 9 de Julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou os trabalhos de compensação ambiental no local.

“A primeira etapa foi a supressão vegetal, que consistiu no corte e remoção de 14 árvores que se encontravam no local onde a via deverá ser ampliada. Infelizmente, a maioria não estava em condições adequadas ao transplante e iniciamos a reposição na praça com o plantio de 16 árvores nativas.”, informou o Secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais.

Segundo ele,  a compensação passará das 100 mudas plantadas, distribuídas em outros locais que comportem o plantio.

O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é promover a recuperação da cobertura vegetal, com o plantio de árvores que darão um novo aspecto visual acompanhado de jardinagem e outras melhorias que serão realizadas pela empresa contratada no projeto de urbanização da Praça 9 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *