Reforma da reforma do velório de Bragança Paulista: quem paga a conta?

Reforma da reforma do velório de Bragança Paulista: quem paga a conta?

A Gestão Chedid divulgou na última semana, que está realizando a impermeabilização da laje do Velório Municipal, ou seja, a reforma da reforma realizada em 2020. O local permanece fechado ao público.

O motivo da nova reforma são as infiltrações que tomaram conta do local. Conforme apurado pelo Em Pauta, nas semanas do final de 2021 e início de 2022, durante o período de chuvas, água escorria pelas salas de velório, molhavam os assentos fixos que ficaram inutilizados e as goteiras molhavam desde o espaço destinado ao velório do corpo, até as pessoas e o próprio caixão. Por isso o espaço teve que ser interditado.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O CONTRATO

De acordo com o contrato n° 046/2020, sob gestão do secretário Aniz Abib Jr., a empresa Deliberali Serviços e Construções Eireli, com sede em Porto Feliz/SP, foi contratada ao valor de R$ 280.010,81 para execução de serviço de reforma / revitalização do Velório Municipal de Bragança Paulista.

O contrato foi assinado pelo prefeito Jesus Chedid e pelo secretário Anizinho em 26 de fevereiro de 2020 e a Prefeitura tinha até 10 dias para dar a ordem de serviço. O prazo de execução da obra seria de 4 meses. Em 9 de junho, o prefeito estendeu o prazo para entrega até 24 de julho de 2020. Faltando 4 dias antes do prazo final, a empreiteira mudou de nome e passou a se chamar Viva Construções e Serviços Ltda.

Todavia, de acordo com o release divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, quem está realizando a reforma da reforma – com o projeto de impermeabilização do teto de Velório Municipal é uma terceira empresa, a Pex Incorporação e Construção Eireli.

Segundo a Prefeitura, “no local, foi retirado todo o excesso de peso que estava comprometendo a estrutura do prédio, nivelando e direcionando a água para os condutores, bem como foi feita a impermeabilização com manta asfáltica”.

IMPERMEABILIZAÇÃO DEVERIA TER SIDO FEITA ANTES?

No dia 24 de julho de 2020, com as obras do Velório Municipal em andamento, o Bragança Jornal (ex-diário) publicou matéria: “Reforma do Velório Municipal deve ser concluída na primeira quinzena de agosto”.

Além do prazo dado pela Prefeitura ao jornal ser fora do prazo contratual disponível no Portal da Transparência, chama a atenção o seguinte trecho: “Os serviços estão 50% concluídos… 100% da impermeabilização da laje executada e as telhas da cobertura trocadas”, disse a Prefeitura ao jornal.

Portanto, fica a dúvida se a impermeabilização foi ou não realizada, conforme divulgado ao veículo de comunicação.

QUEM ESTÁ PAGANDO ESTA CONTA?

No dia 5 de janeiro, o Em Pauta questionou o ex-assessor do deputado estadual Edmir Chedid e atual secretário de comunicação da Prefeitura, Tiago Morais, se a obra encontrava-se no seu período de garantia, quando os engenheiros da Prefeitura atestaram que a obra estava concluída e por quais motivos a reforma da reforma estava sendo executada pela empresa Pex, sendo que outra empreiteira venceu a licitação e foi paga para isto. Todavia, quase 30 dias depois, não obtivemos resposta oficial da Prefeitura de Bragança Paulista.

VELÓRIOS OCORREM EM LOCAL APERTADO E SEM VENTILAÇÃO

Enquanto o velório está fechado, pela segunda vez em dois anos, os moradores de Bragança Paulista que precisam do local para velar dignamente seus entes queridos, passam por uma situação quase desumana.

Os velórios, em pleno novo pico de pandemia da COVID-19, estão ocorrendo nas Capelas do Cemitério (Bom Jesus e Capela da Paz). Locais estes apertados, sem ventilação adequada para tempos de pandemia e em condições precárias.

Em uma das capelas apenas um corpo é velado por vez. Na outra, até quatro, sem qualquer divisão. Com tamanha precariedade, os velórios que por causa da pandemia já estavam com horário reduzido de 4 horas foram ainda mais diminuídos e agora podem durar apenas duas horas.

NOTÍCIAS NO SEU CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *