Sábado é dia de Arrastão da Dengue em Bragança Paulista

Começou no dia 24, a Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti. A semana é realizada em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde com a finalidade de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.  Para finalizar a semana, no sábado, 1º, será feito Arrastão da Dengue (Arrastão da Limpeza) em alguns bairros. Serão visitados na oportunidade bairros como, por exemplo, Vila Municipal e Santa Terezinha.

A ação acontece ainda no Júlio Mesquita, Jardim das Laranjeiras, Darcilância, Jardim Anchieta e Matadouro.

Durante a semana de mobilização a Prefeitura intensificou as ações ‘casa a casa’ no combate à dengue,

Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, também foi intensificada a Campanha de Eliminação de Criadouros. Esta campanha é realizada pelos agentes comunitários.

Durante a semana, segundo a Prefeitura eles realizaram teatro de fantoches nas escolas e colocaram  faixas informativas nas unidades de saúde. Além disso, foi realizada uma operação ‘pente fino’ contra criadouros no bairro Santa Libânia.

Como combate o mosquito da dengue?

A Secretaria de Saúde recomenda que todos os cidadãos evitem recipientes com água parada.

Além disso, recomenda que a população tampe os tonéis e caixas d’água.   É importante também manter o lixo em sacos bem fechados e as calhas sempre limpas.

Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo bem como limpar ralos também é muito importante no combate ao mosquito.

Confira outras dicas:

  • Eliminar o vaso de prato de planta
  • Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retirar água acumulada atrás da geladeira
  • Retirar água acumulada atrás da máquina de levar roupa.

Ações como as de Bragança Paulista acontecem simultaneamente em todo o país a fim de conscientizar a população sobre importância de eliminar os focos do mosquito, especialmente no verão. A campanha é feita nesta época porque é o período mais favorável à proliferação do mosquito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *