Sabesp anuncia aumento de 6,4% nas tarifas

Sabesp anuncia aumento de 6,4% nas tarifas

Em meio ao seu processo de privatização, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou neste semana o aumento em 6,44% das tarifas de água e esgoto vigentes no Estado de São Paulo.

A medida foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e os novos valores entrarão em vigor a partir de 10 de maio.

SABESP EM BRAGANÇA 

No último mês, o Em Pauta relatou diversas reclamações sobre a falta de abastecimento de água em Bragança Paulista, da Zona Norte à Zona Sul. Em Bragança, em 2020, o prefeito Jesus Chedid renovou o contrato com a Sabesp pelo período de 30 anos. O município recebeu na oportunidade R$ 35 milhões “para investimentos no município”, além de 4% do faturamento mensal da empresa de saneamento básico no município pelo mesmo período.

PRIVATIZAÇÃO

Com relação à privatização, o Projeto de Lei foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em dezembro de 2023 e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas no mesmo mês. Edmir Chedid votou favorável.

Atualmente, o governo de São Paulo é o acionista majoritário, com 50,3% do controle da empresa. O projeto, prevê a venda da maior parte dessas ações, com o governo mantendo poder de veto em algumas decisões.

Atendendo 375 municípios com 28 milhões de clientes, o valor de mercado da empresa chegou, em 2022, a R$ 39,1 bilhões.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *