Sabesp é multada em R$ 23 milhões por esgoto em ribeirão

A Sabesp foi multada pela fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, acusada de lançar esgoto doméstico diretamente em um ribeirão de Bragança Paulista.
O caso ocorreu na última segunda-feira (28). Nas proximidades da Rua Dr. Ciro Berlinck, no bairro Planejada I.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação, durante uma fiscalização de rotina, foi constatado o lançamento de um grande volume de efluentes com características de esgoto doméstico diretamente em um ribeirão local.
O despejo ocorreu próximo a uma ponte. E a origem foi identificada como um ramal da Rede Coletora de Esgoto (RCE) da Sabesp, que margeia o curso d’água.
Ainda segundo a Prefeitura, no momento da ocorrência, equipes da Sabesp realizavam a substituição de tubulações da rede. Contudo, apesar da presença técnica no local, o vazamento não foi contido a tempo, provocando uma descarga prolongada de esgoto no ribeirão.
“Diante da gravidade do caso, a Prefeitura aplicou uma multa no valor de R$ 23.055.000,00”, informou.
Já segundo a Divisão de Fiscalização Ambiental (DIFA), este ribeirão atingido é afluente do Ribeirão do Lavapés, que deságua no Rio Jaguari — uma das principais bacias hidrográficas do estado.
Assim, técnicos do Meio Ambiente reforçam a necessidade de monitoramento contínuo da qualidade da água. E exigem que a Sabesp adote providências imediatas para evitar novas ocorrências, inclusive para avaliar possíveis danos causados à fauna aquática, como a mortandade de peixes.
Por meio de nota, a empresa privada Sabesp (SBSP3) informou que “já solucionou uma obstrução pontual na rede coletora da rua Dr. Ciro Berlinck, em Bragança Paulista”.
E “a ocorrência deveu-se ao lançamento indevido de lixo nas tubulações, o que causou o entupimento”.
Ainda de acordo com a Sabesp, “as equipes prontamente fizeram a limpeza da rede, sem impacto direto para a população”.
Por fim, a empresa lembra que as tubulações de esgoto não devem receber materiais como lixo e gordura. “O lançamento desses resíduos nas redes coletoras provoca entupimentos e pode inclusive fazer com que o esgoto volte dentro dos imóveis”, diz.
“A Sabesp mantém contato permanente com a Prefeitura de Bragança Paulista e está à disposição para prestar esclarecimentos sobre o caso”, conclui a nota.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky