Sabesp informa que Sistema Cantareira opera com 36,6%

Sabesp informa que Sistema Cantareira opera com 36,6%

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

O volume de água do Cantareira está em 36,6%, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nesta sexta-feira (29).

A taxa, segundo a companhia, é a menor para o mês de julho dos últimos 7 anos. Vale lembrar que em 2015 o nível do Cantareira chegou a 10,4%. Em 2014, o sistema zerou e foi necessário bombear água do volume morto, que é uma reserva abaixo das comportas das represas.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




O Sistema Cantareira é a principal fonte de abastecimento de água de São Paulo e no mês de julho já operou na faixa de alerta, que é a faixa quando o volume útil acumulado no último do mês, é igual ou maior que 30% e menor que 40% e p limite de retirada de 27,0 m³/s.

A gestão do Sistema Cantareira é de responsabilidade Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP).

Apesar do manancial estar localizado integralmente em território paulista, ele recebe água de uma bacia hidrográfica de gestão da União: a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (bacias PCJ).

O Sistema Cantareira é formado por cinco reservatórios: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro e tem um volume útil total de 981,56 bilhões de litros de água.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *