Saiba como emitir CPF para crianças

Saiba como emitir CPF para crianças

No último dia 17 teve início a vacinação infantil contra a COVID-19 em Bragança Paulista. No entanto, muitos pais têm enfrentado dificuldades com relação à documentação exigida, afinal, nem todas as crianças e adolescentes têm Cadastro de Pessoa Física (CPF).

É importante lembrar que as crianças que ainda não possuem o CPF podem agendar a vacina com o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o cartão do SUS, que é emitido no posto de saúde onde a família está cadastrada. Apesar disso, é extremamente importante que também os pequenos estejam em dia com a documentação. Com o número de CPF, os pais encontram facilidades como, por exemplo, acessar a carteira digital de vacinação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Como emitir CPF para crianças? 

Segundo o portal do Governo do Estado de São Paulo, por ser um serviço que necessita de atendimento presencial, os responsáveis precisam agendar um horário no Poupatempo. Você pode fazer isso pela internet, através do site do Poupatempo ou ainda pelo aplicativo Poupatempo Digital.

No dia e hora marcados, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável legal. O responsável deve levar um documento de identificação com foto e a Certidão de Nascimento do menor, original e cópia. O número de CPF será adicionado ao RG: a foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita.

Vale lembrar que desde 2015 no estado, o CPF já é incluído automaticamente na Certidão de Nascimento dos recém-nascidos. O Poupatempo de Bragança Paulista está localizado dentro do Bragança Garden Shopping, na Rod. Alkindar Monteiro Junqueira, n° 1013, no Campo Novo.

CPF nos Correios

Outra maneira de tirar o CPF é indo até uma agência dos Correios.

A solicitação de CPF dos menores deverá ser feita pelo representante legal, que pode ser pai ou mãe, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do menor, tutelado ou curatelado; e documentos que atestem a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda de incapaz ou interdito.

CPF no site da Receita Federal

Outra saída é solicitar o documento direto pela internet, no site da Receita Federal. Neste caso, o solicitante (pai, tutor ou responsável pela guarda) deve apresentar o documento de identificação oficial com foto. Deve apresentar ainda o documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz.

Além disso, deve anexar também o documento de identificação oficial com foto da criança, bem como a Certidão de Nascimento.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *