Saiba por que avião da Latam ‘voou em círculos’ sobre Bragança

Saiba por que avião da Latam ‘voou em círculos’ sobre Bragança

Na noite de terça-feira (16), mais uma vez um avião de grande porte teve sua rota desviada e ‘voou em círculos’ sobre Bragança Paulista. Trata-se de uma medida comum e corriqueira na aviação. A providência consiste em dar voltas com o avião. Portanto, usar o combustível da aeronave e realizar o pouso não programado em segurança.

A aeronave modelo Airbus A320 da companhia aérea Latam havia decolado há pouco do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando apresentou falha técnica e teve que retornar. O seu destino final seria o Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, no voo LA4528.

Segundo o site Flightradar24, a aeronave decolou às 21h06 e retornou ao aeroporto às 00h10 de quarta-feira (17). Neste intervalo, ficou sobre Bragança Paulista ‘voando em círculos’.

MOTIVO DA MANOBRA 

“Existe um peso estipulado quando a aeronave poderá seguir para pouso em segurança, sem causar danos estruturais. Aliás, por isso houve necessidade de realizar a espera”, afirmou uma piloto ouvida pela reportagem.

“Pois a única forma de reduzir o peso da aeronave em voo é gastando o combustível”, explicou.

A profissional explica que Bragança Paulista é escolhida para a espera, pois nesta região tem um auxílio do rádio enquanto a espera é realizada.

PANE DE FLAPS

Aliás, áudios obtidos pelo Em Pauta por meio do canal no Youtube SBGR Live, que retransmite os áudios da torre de controle do Aeroporto de Guarulhos, apontam que a aeronave da Latam apresentou “pane de flaps”.

Sobre isto, a profissional ouvida pela reportagem explicou que “flap é um dispositivo que quando acionado, além de aumentar o tamanho da asa, aumenta sua curvatura, gerando mais sustentação em baixas velocidades”.

“Quando o mesmo é acionado para a decolagem, faz com que a aeronave possa deixar o chão com uma velocidade inferior, comparando quando decolando sem flap”, disse.

“No entanto, quando o mesmo está abaixado, causa também um aumento no arrasto, sendo assim, não seria possível realizar o voo até Maceió com o flap estendido, pois acarretaria em um tempo maior de viagem e provavelmente danificaria o equipamento. Até porque existe uma velocidade máxima que a aeronave pode operar com o flap extendido”, concluiu.

POUSO EM SEGURANÇA

Após o Airbus A320 pousar em segurança em Guarulhos, uma das pistas chegou a ficar alguns minutos fechada para vistoria. Alguns pedaços de borracha teriam sido encontrados na pista e houve necessidade de limpeza, indica os áudios da torre de controle.

Por meio de nota ao Em Pauta, a LATAM Airlines Brasil informou que “a aeronave que faria o voo LA4528 (São Paulo/Guarulhos-Natal) da última terça-feira precisou retornar ao aeroporto de origem após a decolagem para manutenção corretiva”.

“Os passageiros foram reacomodados em outra aeronave, que decolou à 1h04 e pousou em completa segurança às 3h58 em seu destino final. A companhia lamenta os transtornos e reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”, esclareceu a companhia.

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