Saúde divulga ruas que receberão fumacê em Bragança Paulista

Saúde divulga ruas que receberão fumacê em Bragança Paulista

A Secretaria de Saúde confirmou que inicia nesta terça-feira (20), em Bragança Paulista, a nebulização veicular de combate à dengue, conhecido como fumacê.

O objetivo é eliminar o mosquito adulto transmissor da dengue e reduzir o número de casos positivos pela doença. A ação terá início a partir das 7h30, nos bairros Jardim Recreio, Vila Bianchi e Matadouro.

Segundo os últimos dados divulgados, Bragança Paulista conta atualmente com 1.395 notificações e 698 casos positivos para dengue (aumento de 285% com relação a todos os casos de 2023). Há um óbito confirmado, de um homem de 49 anos. Além de um óbito que está em investigação para a doença de uma criança de 6 anos, do sexo masculino. O município aguarda o resultado deste exame.

A Secretaria de Saúde informa que antes de iniciar a aplicação, uma moto passará nas ruas onde ocorrerá a nebulização. Em seguida, soará a sirene do carro que fará a nebulização. “É importante reforçar, que os agentes de endemias estarão nas ruas e as casas que tiverem fechadas ou com animais soltos, bem como estabelecimentos comerciais, escolas, creches, restaurantes o carro não aplicará o inseticida”, afirma o órgão municipal.

O carro fará três ciclos, ou seja, passará na terça, quarta e quinta-feira nas mesmas ruas dos bairros. Em caso de chuva será realizado no dia posterior.

A orientação da Saúde é que durante a aplicação, as pessoas não devem sair de casa. Quando ouvir a sirene, as pessoas devem abrir portas e janelas deixando as cortinas abertas. É importante isolar-se em um cômodo por 30 minutos com animais e seus bebedouros, crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite.

Confira as ruas em que o veículo passará: Avenida Américo Fontana, Avenida Atílio Menin, Avenida Coronel Daniel Peluso, Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida Lindóia, Avenida Minas Gerais, Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, Avenida Rinzo Aoki, Avenida São Vicente de Paula, Avenida XV de Dezembro, Rua Altino de Toledo Leme, Rua Alziro de Oliveira, Rua Angelino Pereira da Cunha, Rua Antônio José Farhat, Rua Antônio Siriani, Rua Aquiles Bianchi, Rua Artur Guilardi, Rua Augusto Genovesi, Rua Benedita de Campos Pinto, Rua Bragança, Rua Capitão Basílio Ribeiro da Costa, Rua Capitão Celso de Almeida Sena, Rua Capitão João Pupo Junior, Rua Catanduva, Rua Clarice Funck Ninni, Rua Diógenes Augusto Certain, Rua Domingos Sacrini, Rua Doutor Félix Donadio, Rua Doutor Freitas, Rua Epifânio Vilaça, Rua João Diniz, Rua Jorge Pereira de Lima, Rua José Gomes da Silva, Rua Olga de Lima Silva, Rua Peru, Rua Tenente Celso de Fiori, Rua Tereza Barbosa Fraulo, Rua Um, Rua Vicente Colucci, Rua Vicente Kubitschek Fernandes de Carvalho, Rua Vicente Sabella, Rua Vinte e Um de Abril, Rua Voluntário Antônio dos Santos, Rua Voluntário Antônio Rodrigues Moreira, Rua Voluntário Benedito Lourenço Bueno, Rua Voluntário Benjamin Capusso, Rua Voluntário Carlos Gonzales, Rua Voluntário Cícero Lamartine da Silva Leme, Rua Voluntário Dulcídio Camargo Gonçalves, Rua Voluntário Elias Bedran, Rua Voluntário José Guimarães, Rua Voluntário José Marques Ginés, Rua Voluntário José Silva, Rua Voluntário Valter Scaglioni, Travessa Claro Paes, Travessa Lindóia e Travessa Oswaldo Alves de Oliveira.

Vale lembrar, que a medida mais eficaz continua sendo a eliminação de ambientes propícios para o Aedes fêmea pôr seus ovos, gerar novos mosquitos e aumentar a transmissão da dengue.

O Painel de Monitoramento da Dengue do Governo do Estado registra 15 mortes no estado. A população pode fazer denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue através do e-mail: [email protected] ou pelo número (11) 4033-0283.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *