Secretária fala sobre vacinação de grupos não contemplados

Secretária fala sobre vacinação de grupos não contemplados

Ontem, 24, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira fez um raro pronunciamento público, tão comum em outros tempos de pandemia.

Mesmo sem a imprensa poder fazer perguntas, entre os assuntos abordados, a questão de vacinação de determinados grupos descontentes foi tratada.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Sobre profissionais de saúde que ainda não foram imunizados, Marina foi clara e justificou: “Vacina para profissional de saúde não tem. Nós recebemos três remessas de vacinas para profissionais de saúde. Fizemos a vacinação seguindo o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e as diretrizes do Governo do Estado, que estamos na 6ª diretriz. Temos que seguir estas diretrizes”, disse.

A secretária inclusive contou que a própria Prefeitura tem profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia e ainda não foram vacinados, como por exemplo um médico da UPA Vila Davi, que hoje recebe exclusivamente pacientes com COVID-19. Isto, porque estes profissionais ou foram admitidos após a vacinação deste grupo ou estavam em licença médica justamente por estarem infectados pelo novo coronavírus, quando a vacinação do grupo ocorreu.

“Vai chegar um novo lote, para contemplarmos dentro desta mesma lógica”, afirmou a secretária.

FARMÁCIAS

Ainda sobre estes profissionais, Marina se posicionou sobre os que trabalham em farmácias e não foram vacinados, ao contrário dos farmacêuticos, já imunizados em sua maioria. “Temos uma grande demanda do pessoal que trabalha em farmácias, não é possível vacinar, não temos doses”, disse.

VETERINÁRIOS

E esta mesma futura etapa, quando ocorrer, contemplaria veterinários. “Não é a Marina, não é o prefeito, não somos nós que definimos o público”, desabafou.

Sobre pessoas com comorbidades, a secretária se mostrou frustrada, por não conseguir ainda ter vacinado ainda este público. “Eu também não vejo a hora de vacinar as pessoas que tem comorbidades, porque são elas que são as mais afetadas junto com os idosos”, afirmou.

QUEM PODE VACINAR HOJE?

Hoje, 25, está disponível no site da Prefeitura o agendamento para segunda dose de quem tomou a vacina CoronaVac até o dia 10 de março, primeira dose de idosos de 72 anos ou mais, segunda dose de quem tomou vacina CoronaVac até o dia 27 de fevereiro e primeira dose de idosos de 69 a 71 anos.

DIRETRIZES

O link com as diretrizes do Governo do Estado para a vacinação pode ser acessado em: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_57_0_1_24032021093946.pdf

PORCENTAGEM DE IDOSOS VACINADOS

O Em Pauta questionou a Secretaria de Saúde, sobre a porcentagem de idosos vacinados até o momento em Bragança Paulista, nas faixas etárias contempladas até aqui. (90 anos ou mais, 85 a 89 anos, 80 a 84 anos, 77 a 79 anos, 75 a 76 anos, 72 a 74 anos e 69 a 71 anos).
Apesar do questionamento ter sido enviado à Secretaria Municipal de Comunicação no último dia 11, até o momento, não obtivemos retorno.

Confira o vídeo com o pronunciamento sobre a vacinação completo:

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *