Secretário do Meio Ambiente depõe na CEI do Aterro Clandestino

Secretário do Meio Ambiente depõe na CEI do Aterro Clandestino
Foto: Filipe Granado

A primeira pessoa a depor na Comissão Especial de Inquérito (CEI), instituída pela Câmara Municipal de Bragança Paulista para investigar a existência de um aterro clandestino, foi o secretário de Meio Ambiente da gestão Edmir Chedid, João Ricardo Guimarães Caetano.

O local é uma área pública da Avenida dos Imigrantes, próximo ao acesso à Hípica Jaguari.

O depoimento ocorreu na quinta-feira (5), durante a 5ª reunião da CEI, e durou aproximadamente duas horas. A Comissão Especial de Inquérito surgiu a partir de denúncia do vereador Quique Brown, que praticamente conduziu os trabalhos, realizando a maioria dos questionamentos.

As principais indagações do parlamentar trataram de:

  • O possível descarte de material pela Prefeitura;
  • Se a Secretaria de Meio Ambiente autorizou a Secretaria de Serviços a realizar tal ação;
  • Se o Executivo promoveu reuniões sobre o caso;
  • Se a Prefeitura pretende criar uma via no local com acesso à Rodovia Capitão Bardoíno;
  • A presença de maquinários públicos trabalhando na área;
  • A existência de licenciamento ambiental e os motivos de o Executivo não ter adotado a mesma postura investigativa aplicada no caso da Quinta da Baronesa, em que o condomínio de luxo recebeu multa milionária por infração ambiental grave em área pública às margens da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira.
FALA JOÃO RICARDO!

De forma geral, João Ricardo Guimarães Caetano afirmou que a atual gestão não pretende realizar obras no local e que atuou para impedir novos descartes.

“Toda obra em locais como aquele precisa de licenciamento ambiental e a Prefeitura, neste momento, não tem nenhuma proposta e nenhum projeto para iniciar qualquer intervenção lá. Então, não há nesse momento nenhum projeto da Prefeitura. Pode ser que no futuro haja, mas nesse momento não. E se houver, será sempre objeto de licenciamento ambiental”, declarou à reportagem do Em Pauta, após o depoimento na CEI.

Ao ser questionado sobre os descartes irregulares, João Ricardo respondeu: “A Prefeitura tem um trabalho permanente de fiscalização de toda indeposição irregular na cidade, que ocorre naquele local e em vários outros. Em muitos desses locais conseguimos identificar quem é o depositante e tomar as providências. Estamos sempre fiscalizando e agradecemos se qualquer pessoa tiver informação ou denúncia, para que possamos agir e inibir essa deposição”.

PRÓXIMO DEPOIMENTO DA CEI

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) convocou a ex-secretária de Meio Ambiente Nádia Zacharczuk para participar da próxima sessão, marcada para quinta-feira (12), às 14h.

O colegiado é composto pelos vereadores Sidiney Guedes (presidente), Rafael de Oliveira (relator), Ismael Brasilino, Miguel Lopes e Quique Brown.