Semana do Brincar é comemorada com atividades em Bragança e Itatiba

Começa na segunda-feira, 21, e vai até o dia 28, a Semana do Brincar e em Bragança Paulista e Itatiba diversas são as atividades programadas pelas Prefeituras para celebrar a data.

Em Bragança Paulista, a preocupação em proporcionar brincadeiras na primeira infância é tão séria que a Semana do Brincar faz parte do Calendário de Eventos do Município desde 2015.

Segundo a Divisão de Imprensa da Prefeitura, o tema deste ano da Semana do Brincar é “Vem Brincar de Corpo e Alma” e durante a semana, os professores das escolas municipais desenvolverão brincadeiras voltadas para o corpo, onde a criança pode e deve sentir as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com o outro.

Não foi divulgado um calendário específico das atividades.

Semana do Brincar em Itatiba

Já em Itatiba Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Cultura e Turismo, de Ação Social, Fundo Social de Solidariedade de Itatiba realizarão diversas atividades em parceria com o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e o Projeto Famílias que Cuidam (Plan International).

A abertura oficial da Semana do Brincar acontece nesta segunda-feira, 21, a partir das 9h, no Auditório do Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline”, com uma apresentação cultural dos alunos do CEMEI Andorinha, que ensaiaram as músicas “Boneca de Lata” e “Jogo do Tum Pá”.

Na oportunidade haverá também uma palestra com Andreia Magliano Parra, pedagoga e mestranda em psicologia da educação, sobre o “Brincar de corpo e alma” e a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser.



“Pensando na área pedagógica, o brincar é muito importante no desenvolvimento da criança. As brincadeiras estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, o raciocínio lógico e a curiosidade. Criança tem que brincar e essa semana vem nos lembrar disso”, comentou Anderson Sanfins, Secretário da Educação.

Após a abertura, as escolas, os CRAS e as unidades de saúde realizarão atividades lúdicas, envolvendo a comunidade. Resgate de brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais como peteca, amarelinha, ciranda, pipa e a cama de gato terão destaque durante a semana. As escolas também vão promover gincanas que envolvem pais e filhos, além da confecção de brinquedos com material reciclado.

No dia 26, a Praça da Bandeira, em Itatiba recebe diversas atividades para serem realizadas por pais e filhos.

Na oportunidade haverá oficinas, cantinho sensorial, cantinho da leitura e ‘contação’ de histórias, oficina criativa, brincadeiras tradicionais, pintura facial, feira de troca de brinquedos, oficina de bola de sabão gigante, teatro de fantoches, ‘escovódromo’, além de pipoqueiro e a presença do grupo Viola Mágica, entre outras atrações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *