Semifinal do Desafio Liga Jovem teve equipes do IFSP Bragança

Semifinal do Desafio Liga Jovem teve equipes do IFSP Bragança

Duas equipes do câmpus de Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo participaram da semifinal do Desafio Liga Jovem, competição nacional realizada pelo SEBRAE em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia.

Ao todo, ambos as equipes participaram de 20 horas de conteúdo ao vivo e submeteram suas soluções para apreciação em novembro de 2022.



Ao todo 1200 equipes de 18 estados do Brasil, se inscreveram no Desafio Liga Jovem. Para a semifinal foram selecionadas 100 equipes, entre elas as duas de Bragança Paulista, composta por estudantes do  2° ano do curso Técnico Integrado em Informática e orientados pela professora Talita de Paula C. de Souza.

A semifinal aconteceu entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo. Na oportunidade, os participantes visitaram os centros de inovação e à Faculdade Sebrae. Além disso, apresentaram seus trabalhos no formato de pitch.

Embora não tenham sido classificados para a final, chegar até esta etapa foi importante para os jovens do IFSP Bragança.

As equipes e seus projetos

A equipe Apollo de Bragança Paulista era formada pelos alunos Davi Sperandio e Silva, Marília Zago Kairalla de Queiroz, Karen Azevedo e Paiva Marques, Giovana Viana Bezerril e Julia Gonella de Oliveira.

Eles apresentaram o projeto Apollo Connect, um aplicativo que busca criar uma ponte entre jovens com pouca experiência e empresas dispostas a contratá-los. O aplicativo tem um mural de vagas, um mural de oportunidades, concursos e competições, além de um chatbot de auxílio à elaboração de currículo e um fórum.

A ideia do aplicativo é atender a necessidade dos jovens que buscam por empregos e das empresas que procuram mão de obra motivada e de fácil treinamento.

Já a equipe New Dot foi formada por Sanmara Gomes de Lima, Lorena Batalha de Souza e Mariana Martins Bassani. Elas apresentaram o projeto Fast Seat, um aplicativo de mobilidade urbana voltado para estudantes, que tem como principal objetivo conectar alunos e transportes escolares, permitindo que os mesmos possam encontrar transporte para ida/volta de sua instituição de ensino.

O aplicativo possibilita a contratação de planos de vans semanais, mensais, anuais ou até mesmo personalizados e conta com um chat para comunicação entre motoristas e estudantes, sensor de localização para rastreamento em tempo real e mapa com rotas de ônibus circulares que podem servir como uma segunda opção para os usuários.

O aplicativo tem também um “Assento solidário”, ferramenta essa que consiste na doação de assentos/viagens para alunos em situação de baixa renda.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *