Sobe 7,6% condutores de Bragança que exercem atividades remuneradas

Sobe 7,6% condutores de Bragança que exercem atividades remuneradas

Com a pandemia da COVID-19, subiu 7,6% o número de condutores de Bragança Paulista que exercem atividades remuneradas segundo dados do Detran.SP.

Entre maio de 2019 e maio de 2021 o crescimento foi de 7,6% nas solicitações de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” nas Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs).

Atualmente, segundo dados do Detran há 16.626 habilitações registradas com essa informação em seus prontuários. Em maio de 2019, eram cerca de 15.450.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

ATIVIDADE REMUNERADA

A inclusão da observação que o condutor exerce atividade remunerada é necessária para condutores que produzem renda por meio de veículos, como motoristas de aplicativo de transporte, taxistas, motoristas profissionais, motorista de ônibus e caminhões, além de motofretistas e mototaxistas.

O crescimento coincide com o aumento da utilização dos serviços delivery de restaurantes, de entrega de produtos e de pessoas que perderam seus empregos e buscaram uma fonte de renda como, por exemplo, motoristas de aplicativos. por causa da pandemia da COVID-19.

“Incluir a observação de EAR na habilitação é uma nova oportunidade de emprego. Muitos cidadãos estão procurando por essa inserção em suas CNHs pois o cenário da pandemia fez com que as pessoas estivessem cada vez mais próximas da necessidade de utilizar aplicativos de serviços de entrega de comida e contar com o auxílio de e-commerces para receber seus pedidos e produtos. As empresas que contratam esses profissionais exigem que eles tenham essa observação em suas habilitações e dessa forma, a busca pelo EAR é uma forma do profissional ter uma recolocação no mercado de trabalho”, explica Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP.

CRESCIMENTO ABAIXO DO ESTADO

Apesar do crescimento de 7,6%, Bragança Paulista teve um crescimento menor do que a média no Estado de São Paulo que registrou entre maio de 2019 e maio de 2021 um aumento de 10,7% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” nas Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs).

Em todo o Estado, atualmente, são mais de 5 milhões de condutores registrados com a informação em seus prontuários.

As alterações mais requisitadas são, respectivamente, B (automóveis) com 32,9% do total (1,65 milhão), AB (carro e moto) com 29,4% (1,48 milhão) e AD (carro e ônibus) com 14% (706 mil).

COMO INCLUIR EAR NA CNH?

O motorista interessado em incluir a informação em sua habilitação pode dar início ao processo de forma totalmente digital. Basta acessar o portal do Detran.SP  ou o aplicativo do Poupatempo.

Após fazer a solicitação da inclusão, o motorista deverá fazer a avaliação psicológica com o profissional credenciado indicado pelo Detran.SP e pagar uma taxa de R$ 112,00.

Na sequência, o interessado deverá pagar a taxa de emissão da CNH pelo CPF do motorista em um dos bancos conveniados ou nas Casas Lotéricas no valor de R$ 107,00 e aguardar o recebimento da habilitação em casa. Se o motorista desejar, assim que o documento for emitido é possível fazer o download da versão digital no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

No Em Pauta, diariamente você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de
WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *