Sobe para 17 número de pacientes aguardando vagas em Bragança

Sobe para 17 número de pacientes aguardando vagas em Bragança

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista mostra que além dos hospitais continuarem em colapso, com 100% dos leitos ocupados, subiu de 14 para 17 o número de pacientes na fila de espera aguardando por uma vaga de internação. O número de pacientes internados, por sua vez, saltou de 94 para 97.

O aumento dos números de pacientes aguardando vagas e o novo recorde de internações de moradores de Bragança Paulista mostram o colapso na saúde no município.

Na UPA Bom Jesus, referência para o atendimento de COVID-19, os pacientes relatam que a espera por atendimento é de cerca de duas horas. Alguns ficam do lado de fora, esperando a sua vez, para evitar a aglomeração dentro da unidade.

Internações e fila de espera

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 97 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. No dia anterior eram 94. Ao todo, 65 pacientes já têm confirmação de coronavírus. No dia anterior eram 54. Além disso, 32 pacientes aguardam internados os resultados dos exames. No dia anterior eram 40.

Ao todo o SUS disponibiliza 36 leitos de UTI exclusivos para tratamento da COVID-19, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança, 3 no Hospital Bragantino e 7 na Santa Casa de Socorro. Além disso, disponibiliza um total de 36 leitos de enfermaria, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista e 6 no Hospital Bragantino.

Todos eles estão 100% ocupados. Nos próximo dias novos leitos devem ser disponibilizados.

Com os leitos de UTI e de enfermaria 100% ocupados, há fila de espera. Hoje pela manhã, 8 pacientes moradores de Bragança Paulista aguardavam uma vaga na UTI. No dia anterior eram 7. Além disso, 9 aguardam por um leito de enfermaria. No dia anterior eram 7.

Vale lembrar ainda que dos 95 internados, 25 pacientes foram transferidos para outras cidades em leitos SUS.

Enquanto 17 moradores de Bragança Paulista aguardam por uma vaga via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), aumentou para cinco o número de pacientes que não são da Região Bragantina e estão internados em leitos do município. Este controle de vagas é totalmente realizado via CROSS.

Por causa do colapso na saúde, o município segue na Fase Vermelha do Plano São Paulo, pelo menos até o dia 19, conforme determinação do Governo do Estado e também decreto municipal.


Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 21.531 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só hoje foram mais 166 notificações. Além disso, também realizou no total 42.351 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde, aliás, registrou mais 75 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, portanto, 10.397 casos foram confirmados até agora, sendo que destes 8.513 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.642 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 65 estão internados e oficialmente 177 morreram.

O município aguarda o resultado de 473 exames, sendo que destes 441 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 32 estão internados.

Ao todo, 10.993 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 3.609 receberam a segunda dose.

Balanço das mortes

O boletim de hoje não trouxe o registro de novas mortes, embora o falecimento de Celso Antonio Lambert, o conhecido Pingué, ainda não ter sido contabilizado oficialmente.

Com isto, o boletim continua com 177 mortes contabilizadas oficialmente desde o início da pandemia, sendo 103 em 2020 e 74 neste ano.

Fevereiro registrou o recorde de mortes: 32 óbitos contabilizados. Pelo crescimento das internações e casos graves março pode bater novamente o recorde de óbitos.

Em apenas dez dias, aliás, o mês de março já tem 17 mortes confirmadas.

Dos 177 pacientes que vieram a óbito, 91 eram homens, bem como 86 eram mulheres. Além disso, 36 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 141 vítimas tinham 60 anos ou mais.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *