Socorro decreta situação de emergência e arrecada doações

Socorro decreta situação de emergência e arrecada doações

O município de Socorro, localizado a aproximadamente 45 quilômetros de Bragança Paulista voltou a sofrer com fortes chuvas e alagamentos no último final de semana. Uma estimativa da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Cidadania de Socorro é que mais de 100 famílias foram atingidas.

Entre às 19h30 e 21h30 de sábado (20), foram registrados aproxidamente 130 milímetros de chuva em Socorro, atingindo vários afluentes do Rio do Peixe, entre eles Camanducaia e Machados/Nogueiras, causando o transbordo do rio em alguns locais da cidade e zona rural. O volume de chuva é calculado em milímetro por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L).

Neste domingo (21) a Prefeitura de Socorro publicou edição extra do Jornal Oficial o Decreto nº 4615/2024, instaurando situação de emergência na cidade. O Decreto autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Chefe do Serviço da Defesa Civil do Município, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas; autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre; autoriza agentes de proteção e Defesa Civil a adentrar em residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização, se houver dano, bem como o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre.

O decreto de situação de emergência tem validade de 180 dias.

ARRECADAÇÕES 

O Ginásio de Esportes da cidade está abrigando famílias desalojadas. O local está recebendo doações de água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. A Defesa Civil do Estado compareceu em Socorro no domingo, levando kits de ajuda humanitária. Para assistência a famílias desalojadas, o munícipe de Socorro deve fazer contato com o telefone (19) 9-9782-3080.

As equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Bombeiros e voluntários trabalham na limpeza e desobstrução das vias afetadas. Em casos de emergência, a população deve acionar algum dos serviços: SAMU, no telefone 192, Corpo de Bombeiros, no número 193, Guarda Civil Municipal, no celular (19) 3895-1085 ou Polícia Militar, via 190.

Foto: Reprodução Help Fly Drones 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *