Socorro é a primeira cidade brasileira a receber o título de “Cittaslow” 

Socorro é a primeira cidade brasileira a receber o título de “Cittaslow” 

Socorro se tornou recentemente a primeira cidade do Brasil a receber o título “Cittaslow”, uma associação internacional que seleciona lugares “onde é bom viver”. O movimento, que pode ser traduzido como “cidade lenta”, busca valorizar cidades que proporcionem um estilo de vida mais calmo, qualidade de vida, proteção do meio ambiente entre outras características. O título pode abrir portas para parcerias internacionais. 

O movimento Cittaslow nasceu em 1999 na Itália e é um conhecido como um “elogio à lentidão”, à vida pacata, à sustentabilidade e uma resposta direta ao estilo de vida “fast” e ao consumismo das grandes metrópoles. Ao todo, o movimento sem fins lucrativos já cedeu o título a 281 cidades dos 5 continentes. 

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Depois que são reconhecidas como cidades lentas, os municípios devem investir na preservação ambiental, na hospitalidade, valorização da cultura e comércio local, incentivo ao turismo, etc. Para ser uma cidade Cittaslow é necessário corresponder positivamente a 72 indicativos que cobrem, desde o número de habitantes (até 50 mil habitantes), até o planejamento urbano.  

No caso de Socorro, o processo se entendeu por aproximadamente um ano, e contou com a colaboração de secretarias da prefeitura, entidades empresariais, sociedade civil organizada entre outras colaborações. Além de primeira cidade do país a ser reconhecida, Socorro também se tornou a embaixadora do movimento no Brasil. 

MAIS NOTÍCIAS 

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, portanto, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *