Suicídio é tema de palestra em Bragança Paulista dia 10
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Bragança Paulista promove, nesta segunda-feira, 10, a partir das 16h, mesa redonda para tratar do tema suicídio.
O evento faz parte da Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio e reunirá profissionais e especialistas da área da saúde. Os debates ocorrem no Plenário do Legislativo.
Participam da mesa redonda Ademir dos Santos, psicólogo, representando a APSIBRAP (Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista), André Teixeira, terapeuta ocupacional, representando o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Jorge Luiz Martin, ex-vereador e voluntário do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Maria Cristina Assis Lo Sardo, psicóloga e presidente da APSIBRAP. O mediador será o vereador Dr. Claudio.
Internacionalmente celebrado, o Setembro busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Um dos slogans mais conhecidos do movimento é o falar é a melhor solução. Em Bragança Paulista, a lei que institui no calendário de eventos do município a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio foi instituída pelo projeto de lei apresentado pelo vereador Antonio Bugalu, em 2017.
O evento ocorre no plenário da Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América), podendo ser acompanhado também pela transmissão na internet, pelos sites www.camarabp.sp.gov.br, www.facebook.com/camarabragancapaulista e www.youtube.com.br/camarabraganca
Há alguns dias, houve um suicídio em Bragança Paulista que ganhou repercussão nas redes sociais, principalmente no aplicativo whatsapp e o caso serve para alerta, não só para a importância de se discutir o assunto e estar atento a prevenção, mas também sobre a exposição de fotos de caso como estes, que podem ser enquadrados como vilipêndio de cadáver.