Testes de hepatite serão realizados no Lago e jogos do Braga

O mês de julho é conhecido como “Julho Amarelo”. A ideia é fazer um alerta para prevenção de hepatites virais. Em Bragança Paulista, alás,  entre as ações previstas pela Prefeitura está a realização de testes rápidos de hepatite. Estes testes serão realizados no Lago do Taboão e nos próximos dois jogos do Bragantino.

Durante a semana, a Prefeitura de Bragança Paulista já intensificou as ações de diagnostico e prevenção às hepatites virais. Desde segunda-feira, 15, até esta quarta-feira, 17, todas as unidades de saúde intensificaram a oferta de teste rápido.

Já no sábado, 20, das 8h às 12h, haverá ação de conscientização no Lago do Taboão. Haverá oferta de teste rápido, pressão arterial, além de orientações sobre dengue e escorpião.

Nos dias 23 e 30, datas em que ocorrem os jogos do Clube Atlético Bragantino pelo Campeonato da Série B, será ofertado o teste na frente do estádio do Bragantino.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, A doença pode ser causada também ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A hepatite pode ser causada ainda por doenças autoimunes, bem como metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C. Em segundo lugar vem a Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento independente do grau de lesão do fígado.

Julho é o mês de alerta à prevenção porque no dia 28 acontece o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Para outras notícias de Saúde acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *