Tribunal de Contas determina suspensão de licitação de radares
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou a suspensão da licitação que estava marcada para sexta-feira, dia 18, referente a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de fiscalização eletrônica e monitoramento de trânsito no sistema viário do município.
A suspensão foi feita após diversas denúncias de possíveis irregularidades no edital apresentadas por Fábio Luiz Peduto Sertori e pela empresa Tec Det, que hoje presta serviços ao município.
A decisão de suspender a licitação é do conselheiro Antonio Carlos dos Santos e foi proferida na tarde de quarta-feira, dia 16.
Na tarde desta quinta-feira, dia 17, a Prefeitura publicou em seu site, na aba “Licitações” que o certame foi cancelado “sine die”, seguindo determinações do TCE.
A Tec Det é atual responsável pelo monitoramento e radares do município, em contrato que foi firmado na gestão de Fernão Dias em meados de 2014 com prazo de 36 meses, que estão prestes a vencer.
Se por um lado a empresa administra os radares, que muito motorista infrator ficaria feliz em vê-los desligados, por outro, administra também o monitoramento implantado no município em 2009, no Complexo Integrado de Segurança Emergência e Mobilidade -CISEM, cujas câmeras e equipamentos de OCR são ferramentas importantíssimas no combate a criminalidade, principalmente para o trabalho de investigação da Polícia Civil.
Na última licitação o processo também foi interrompido por duas vezes, sendo uma delas pelo próprio TCE.