Trio é detido com 65 aves silvestres em Bragança Paulista

Trio é detido com 65 aves silvestres em Bragança Paulista

Três pessoas foram presas em flagrante, em Bragança Paulista, transportando 65 aves silvestres. A prisão foi efetuada em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal na tarde de sexta-feira (22) na Avenida Dom Pedro I.

As aves eram transportadas no interior do porta-malas do veículo GM Corsa. Ao todo forma apreendidas 65 pássaros da espécie “trinca-ferro” e 1 pássaro da espécie “tico-tico”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Além disso, com os acusados também foram encontrados equipamentos de caça.

Os pássaros estavam em  caixas de transportes, guardados individualmente em minúsculos compartimentos. Pelo que os policiais e guardas apurara, pelo menos dois deles estavam feridos.

Além disso, todas as aves estavam desidratadas e uma delas, acabou morrendo.  De acordo com o registrado pela Polícia Civil, a forma de aprisionamento e transporte dos animais revela que houve maus-tratos. Além disso, a quantidade de pássaros e os equipamentos encontrados demonstram também a prática da caça profissional de animais silvestres.
Entre os objetos apreendidos estão diversas varetas de bambu e uma rede, instrumentos usados por profissionais na captura de aves ainda em voo e em grandes quantidades.

“ISCA” PARA OUTROS PÁSSAROS

A polícia acredita que o “trinca-ferro” era usado como isca porque ao cantar ele atrai outros animais soltos na natureza, que acabam se prendendo na rede dos caçadores.  Com os autuados a polícia também encontrou uma caixa de som usada para reproduzir o canto de aves.

Além disso, o “trinca-ferro” estava com uma anilha do IBAMA aparentemente falsa, na tentativa de burlar a fiscalização.

Diante dos fatos os três foram conduzidos à delegacia onde o delegado de plantão os autuou em flagrante com base na lei Lei n. 9.605/98, relativas à crimes de Meio Ambiente.

Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para a  Associação Mata Ciliar. Os indiciados foram multados em R$ 135 mil.

MAIS NOTÍCIAS POLICIAIS

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, portanto, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Outras notícias polícias você encontra na aba Polícia, no menu principal do site, bem como, na página Polícia em Pauta no Facebook.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *