O município de Tuiuti confirmou a morte de um macaco com febre amarela silvestre. A confirmação foi feita através de nota oficial publicada no site da Prefeitura daquele município na terça-feira, dia 28.
Este é o segundo município da região, que confirma a morte de um animal com esta doença. Na semana passada, o Em Pauta divulgou que a cidade de Amparo confirmou a morte de um macaco, devido a febre amarela. Relembre: http://bragancaempauta.com.br/febre-amarela-macaco-morre-em-amparo-e-moradores-serao-vacinados/.
Com a confirmação da morte do macaco, hoje, dia 29, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Tuiuti deu início a um levantamento de quantas pessoas moram na região onde o macaco morto foi encontrado para que possa providenciar as vacinas, bem como instruir os moradores sobre a doença.
O animal foi encontrado morto nas proximidades das áreas de mata do Residencial Vila Nazareth, que justamente faz divisa com Amparo, onde além de uma morte de macacos com febre amarela já confirmada, existem outras 5 em investigação.
Segundo a Prefeitura de Tuiuti, eles estão trabalhando com o objetivo de imunizar toda a cidade.
Conforme determinação da Regional de Saúde, o primeiro lote de vacinas recebido na última semana, foi destinado à imunização dos profissionais que estão trabalhando nas áreas de maior risco com a identificação dos mosquitos transmissores e irão atuar na imunização da população.
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Regional Campinas, informou que, na primeira semana de abril, enviará um lote para imunização dos moradores da zona rural, priorizando o atendimento aos moradores das áreas de risco.
ORIENTAÇÕES
O Grupo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Campinas orienta tanto os moradores de Tuiuti como de Amparo, onde os animais foram encontrados que:
– Até a imunização, evitem a circulação em mata fechada, cachoeiras e trilhas;
– Usem repelentes principalmente caso resida próximo a áreas de mata fechada;
Vale lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela para humanos. A transmissão é feita através de mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti.
Tanto em Amparo como em Tuiuti não existem registros de febre amarela em humanos.
EM BRAGANÇA PAULISTA
A Prefeitura de Bragança Paulista divulgou na última sexta-feira, dia 24, uma nota, informando que não há no município nenhum caso suspeito de Febre Amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que está acompanhando os boletins emitidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica e as atualizações divulgadas pelo Estado e que a vacina contra Febre Amarela está disponível no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, localizado no bairro do Lavapés, para todas as pessoas que forem se deslocar para as áreas de risco,
Vale lembrar que a vacina deve ser administrada pelo menos 10 dias antes da viagem. Gestantes, crianças menores de 6 anos e pessoas com 60 anos ou mais somente serão vacinadas após avaliação médica com indicação por escrito.