Um mês após anunciar colapso Bragança tem dobro de internados e 17 na fila de espera

Um mês após anunciar colapso Bragança tem dobro de internados e 17 na fila de espera

O boletim de hoje, 31, da Secretaria Municipal de Saúde registrou mais uma morte em decorrência da COVID-19. A vitima é uma senhora, de 66 anos, que estava hospitalizada em leito de UTI e evoluiu a óbito na segunda-feira, 29. Com isto, Bragança Paulista totaliza 267 mortes desde o início da pandemia. O boletim indica ainda que o município continua em colapso no sistema de saúde e tem 17 pacientes na fila de espera por internação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O colapso

No dia 1º de março, pela primeira vez, a Prefeitura de Bragança Paulista assumiu em público, que o sistema de saúde havia colapsado. O Em Pauta divulgou um dia antes, com exclusividade, que havia 14 pacientes da cidade transferidos para outros municípios, demonstrando que não havia mais como internar pacientes aqui.

Na época, Bragança Paulista tinha no total 53 moradores internados e 11 pessoas aguardando vagas de UTI e de enfermaria. Havia no município 158 mortes confirmadas.

Um mês depois, Bragança Paulista tem hoje, 105 pacientes internados, ou seja, o dobro de um mês atrás, sendo que 29 foram transferidos para outras cidades e 17 aguardam por vagas. As mortes, saltaram de 158 para 266.

Março é o mês com maior número de mortes em decorrência da doença, com 105 mortes confirmadas e 8 em investigação.

Durante este um mês, o número de UTIs regionais foi ampliado de 31 leitos para 47. Já no que diz respeito a leitos de enfermaria, houve acréscimo de apenas um leito, subindo de 30 para 31.

Além dos leitos regionais, Bragança Paulista criou 20 leitos de enfermaria na UPA Vila Davi para atendimento de moradores de Bragança Paulista. Desde o dia da abertura, em meados de março, todos eles estão 100% lotados.

Foi em meados de março também que a Prefeitura de Bragança Paulista e o deputado estadual Edmir Chedid chegaram a divulgar a abertura de 30 novos leitos na Universidade São Francisco no Centro de Simulação Realística. A abertura dos leitos, no entanto, não saiu do papel.

Balanço das mortes

Das 267 mortes registradas até aqui, 103 mortes em decorrência da COVID-19 aconteceram entre março e dezembro de 2020. Outras 164 de janeiro até agora. Só no mês de março são 105 óbitos confirmados.

Dos 267 pacientes que vieram a óbito, 139 eram homens, bem como 128 eram mulheres. Além disso, 66 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 201 vítimas tinham 60 anos ou mais.

O boletim trouxe ainda mais duas mortes suspeitas. Com isto, ainda há 8 mortes em investigação. As duas novas mortes suspeitas tem como vítimas duas mulheres, ambas de 73 anos, uma estava em leito de UTI e faleceu ontem. A outra, estava hospitalizada, no entanto, a Prefeitura e Bragança Paulista não divulgou se em leito de enfermaria, de UTI, ou se aguardava vaga e faleceu no domingo, 28. A Prefeitura também não divulgou porque a demora na contabilização do caso como suspeito.

A Prefeitura de Bragança Paulista não divulgou dados dos pacientes e o Em Pauta, não teve acesso a todos os nomes dos falecidos nem por familiares, nem por amigos.

Um mês após anunciar colapso Bragança tem dobro de internados e 17 pacientes na fila de espera por vagas em UTIs e enfermaria.

Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 25.672 notificações ao Ministério da Saúde,  sendo que só no boletim de hoje foram mais 229 notificações.
  • 50.333 testes realizados desde o início da pandemia
  • 108 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 12.448 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 9.342 pacientes recuperados
  • 2.758 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 436 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 81 pacientes positivos internados
  • 25 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 267 mortes confirmadas e 8 em investigação
  • 19.363 pessoas vacinadas com a primeiro dose da vacina contra a COVID-19 e 5.986 imunizadas com as duas doses
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *