URGENTE: Falece aos 83 anos o prefeito Jesus Chedid

URGENTE: Falece aos 83 anos o prefeito Jesus Chedid

Faleceu nesta quinta-feira (2), aos 83 anos, o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Adib Abi Chedid. Em nota, a Prefeitura de Bragança Paulista informou que o falecimento aconteceu por volta das 3h10 em decorrência de broncopneumonia e falência múltipla dos órgãos.

Ele foi encaminhado ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no final de semana, pois apresentou problemas respiratórios, chegando a ficar internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o tratamento de uma broncopneumonia bacteriana.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




Nos últimos quatro meses, esta foi a terceira vez que o prefeito Jesus Chedid foi internado no mesmo hospital. Em fevereiro ele havia sido internado para exames de controle que demonstraram um quadro de insuficiência respiratória e surgimento de pneumonia. Já no mês de abril, o prefeito Jesus foi socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) após apresentar uma queda de saturação enquanto estava em sua residência e escritório político, a Morada das Pedras.

Desta vez ele não resistiu, e faleceu.

Jesus Chedid nasceu na cidade de São Paulo, no dia 6 de agosto de 1938. Filho de Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid, desde pequeno teve contato com a política e com o ramo de transportes coletivos.

Jesus veio para Bragança Paulista com 13 anos de idade junto com a família. Ele se casou com Marilis Reginato Abi Chedid em 1964 e com ela teve quatro filhos: os gêmeos Elmir Kalil Abi Chedid, prefeito de Serra Negra e Edmir Chedid, deputado estadual; André Luiz Abi Chedid e Érika Abi Chedid que chegaram a ser vereadores em Serra Negra, mas hoje já não exercem mais cargos políticos.

Seu irmão, Nabi Abi Chedid, foi deputado estadual, presidente do Clube Atlético Bragantino e vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Nabi faleceu no ano de 2006, vítima de um câncer.

Além dos quatro filhos e da esposa, Jesus Chedid deixa os netos: Layla, Victor Hugo, Michele, Gabriela, Kalil, Klaus, Nicole, João Pedro, Geórgia, Rafaela e Valentina e uma bisneta. Também deixa as noras: Tereza, Déborah (primeira-dama de Serra Negra) e Daniele e ainda o genro Henrique.

Formou-se em Direito em 1966 e foi prefeito de Serra Negra de 1973 a 1979. Também foi secretário dos Transportes do Município de São Paulo, no período de 1982 a 1983 e presidente do Bragantino entre 1988 e 1996.

Na sua gestão, o Massa Bruta foi Campeão da Intermediária em 1988; Campeão Brasileiro da Série B, em 1989, e Vice-Campeão Brasileiro da Série A, em 1991.

Por cinco vezes foi prefeito de Bragança Paulista. A primeira de 1993 a 1996 e a segunda de 2001 a 2004. O terceiro mandato não foi inteiro. Ele chegou a governar a cidade entre janeiro e outubro de 2005, mas foi cassado pela Justiça Eleitoral, tendo que deixar o cargo.

Após 12 anos fora do Palácio Santo Agostinho, foi eleito com maioria absoluta dos votos em 2016 e cumpriu o quarto mandato de 2017 a 2020.

Neste período, Jesus Chedid, se afastou da Prefeitura de Bragança Paulista diversas vezes, por problemas de saúde e quando muitos pensavam que ele abriria mão da reeleição foi novamente candidato em 2020, ocasião em que foi reeleito com 53.730 votos e assumiu o seu quinto mandato em janeiro de 2021.

Por causa da idade e da pandemia da COVID-19, este mandato mais recente de Chedid frente à Prefeitura foi diferente. Ao contrário de gestões anteriores, Jesus deixou de ser um prefeito presente e atuante e passou a governar mais discretamente, em sua própria residência ou escritório político. Raras foram as aparições públicas, seja na Prefeitura ou em eventos na cidade. Em solenidades e inaugurações aparecia em vídeos.

Durante sua carreira política Jesus Chedid também foi Chefe de Gabinete e secretário da Educação do Município de Serra Negra, e suplente de deputado federal nas eleições de 1998 tendo recebido 60.657 votos.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




 

2 comentários sobre “URGENTE: Falece aos 83 anos o prefeito Jesus Chedid

  1. Muito triste essa notícia pra mim Bragança Paulista perdi muito com esse falecimento a família minha mais sinceras condolências que Deus conforte o coração de vocês por essa perda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *