USF e Fesb retomam aulas presenciais a partir de fevereiro 

USF e Fesb retomam aulas presenciais a partir de fevereiro 
Medical students at the hall. People in a white uniform. Group in masks. Coronavirus theme.

Depois de quase dois anos afastados das salas de aula, alunos da Universidade São Francisco (USF) e da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb) voltam ao ensino presencial. O retorno, acontece no início de fevereiro e há preocupação especial com a variante Ômicron, que avança com força. 

Ambas as instituições de ensino superior vinham, desde 2020, realizando as aulas de forma remota, cada qual em sua própria plataforma. Após o governo do estado alterar as regras para as aulas presenciais no ano passado, alguns cursos tiveram a oportunidade de retornar às instituições para aulas práticas. A maioria dos cursos da área da saúde já estavam liberados para estas aulas desde agosto de 2020.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Fesb 

Segundo Lúcia Ribas, para o retorno às aulas presenciais no dia 1, a Fesb obedecerá todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. A instituição adaptou, desde as lixeiras, que passam a ser “lixeiras de pé”, a ventilação dos espaços e higienização das salas, até o número de alunos por classe.  

“O número de alunos será reduzido em todas as salas. Por exemplo, eu tenho salas aqui pra 100 alunos, só que já reduziu um pouco. Nós estamos assim, com 20, 30, 40 [alunos] no máximo numa classe. Então o distanciamento vai ser totalmente respeitado”. 

As medidas gerais, amplamente divulgadas desde o início da pandemia continuarão obrigatórias, como por exemplo o uso de máscaras, proibição de aglomerações e a recomendação do uso de álcool em gel. 

Até o semestre passado, as aulas teóricas vinham acontecendo por meio da internet e, aqueles cursos que tinham aulas práticas, portanto presenciais, contavam com número reduzido de pessoas por aula. Foi o que aconteceu, por exemplo, com os alunos do curso de Medicina Veterinária que precisaram usar as dependências da instituição, como o Hospital Veterinário (HVET). 

Lúcia ressalta, no entanto, que algumas disciplinas continuarão de forma remota, como é o caso dos cursos híbridos (presenciais e à distância) e de algumas disciplinas específicas.

 

USF 

Já a Universidade São Francisco foi além e está solicitando que os estudantes enviem o certificado de vacinação. “É importante destacar que a vacina não impede a contaminação, mas evita os efeitos mais graves da doença. Por isso, ao requerer a comprovação da vacina, estamos ajudando a reforçar a medida mais importante para acabar com a pandemia”, explica a universidade. 

As aulas na USF retornam no dia 7 de fevereiro e, conforme prevê o planejamento acadêmico para 2022, já disponível no site da universidade, também o corpo docente e colaboradores devem manter o certificado de vacinação atualizado. A instituição conta com auxílio do Comitê Interno de Prevenção ao COVID-19, instaurado no início da pandemia. Esse comitê tem como propósito “elaborar estratégias internas de enfrentamento do surto de coronavírus, no âmbito da USF”. 

Todas as atividades presenciais da universidade serão retomadas a partir da data informada, inclusive as aulas práticas e estágios dos cursos EaD. Alunos deverão seguir o protocolo de segurança que estabelece normas como: o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel, o incentivo de que pessoas com sintomas de Covid fiquem em casa, entre outras medidas já conhecidas. 

A Universidade São Francisco está localizada na Avenida São Francisco de Assis, nº 218, na Cidade Universitária. Já a Fesb fica na Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770, no Bairro da Penha. 

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *