Vacinas estão a caminho do interior e pré-cadastro é aberto

Na manhã desta segunda-feira, 18, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a distribuição das vacinas e insumos para imunização contra a COVID-19 no interior.

Às 8h da manhã, dois caminhões saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL) da capital, em direção à Botucatu e Campinas. No período da tarde, outros três caminhões saem em direção a Ribeirão Preto, Marília e São José do Rio Preto. Nestas cidades, a imunização começara em hospitais referência visando imunizar profissionais da área da saúde, que trabalham no combate à COVID-19.

De acordo com o Governo do Estado, a partir de amanhã, 19, vacinas e insumos também serão enviadas a polos regionais para redistribuição às Prefeituras.
Bragança Paulista pertence ao Departamento Regional de Saúde de Campinas – DRS VII. E de lá virá a cota do município. A divisão das grades considerou o quantitativo proporcional de vacinas esperado para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A expectativa é que as doses cheguem entre terça-feira, 19 a quarta-feira, 20.

Segundo a Secretaria Estadual, o total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe.

PRÉ-CADASTRO

Ontem mesmo, o Estado lançou o site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a campanha de vacinação contra o COVID-19.

Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan neste primeiro momento, podem fazer um pré-cadastro. A primeira etapa é formada por profissionais de saúde e indígenas.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações.

Quem não conseguir fazer o pré-cadastro, poderá ser vacinado mesmo sem ele, desde que pertença aos grupos prioritários. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – PLANO ESTADUAL DE VACINAÇÃO:

Dose 1:
25/01 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
08/02 Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 Pessoas com 70 a 74 anos
22/02 Pessoas com 65 a 69 anos
01/03 Pessoas com 60 a 64 anos

Dose 2:
15/02 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
01/03 Pessoas com 75 anos ou mais
08/03 Pessoas com 70 a 74 anos
15/03 Pessoas com 65 a 69 anos
22/03 Pessoas com 60 a 64 anos

QUEM PODERÁ SER VACINADO?

Após a publicação da reportagem, a Prefeitura de Bragança Paulista informou que nesta primeira fase serão imunizados idosos que vivem em unidades asilares e profissionais de saúde.

Os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres.

Para a vacinação dos profissionais de saúde, a Secretaria de Saúde solicitará um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador na área, como a Carteira de Trabalho, contrato de trabalho ou no caso de microempreendedores algum documento que comprove que esteja ativo.

Bragança Paulista deve receber 6.900 doses.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *