Vai comprar um carro usado? Como pesquisar possíveis restrições?

Você vai comprar um carro usado e está com medo dele ter restrições?

De forma rápida e sem custos, todo cidadão pode checar débitos, restrições e até notificações de roubo do veículo que está adquirindo

O Detran.SP disponibiliza uma série de serviços digitais gratuitos para auxiliar o cidadão que está comprando um veículo e quer ter a certeza de que não há nenhuma restrição administrativa ou judiciária.

Por meio dos canais digitais do departamento é possível consultar desde possíveis débitos e alienações fiduciárias até registros de roubos e furtos de veículos.

A maior parte das consultas pode ser realizada totalmente online, de forma rápida e sem custo, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade. O primeiro passo é acessar o portal www.detran.sp.gov.br e clicar na aba ‘Veículos’

Na página é possível pesquisas se há registro de furto e roubo do veículo.

Também é possível descobrir se há débitos e restrições de veículos de terceiros, ou seja,  dívidas como restrições administrativas, judiciais e gravame (alienação fiduciária). Neste caso, o comprador tem que ter o número do Renavam e da placa do veículo;

O proprietário do carro também pode obter um extrato do cadastro do veículo.  Este documento deve ser solicitado pelo proprietário do veículo para entrega ao novo comprador e é o único serviço realizado somente mediante agendamento. A consulta informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam, chassi, entre outros.

Outro documento que pode ser solicitado é a certidão negativa/positiva de propriedade. O documento informa se há cadastro na base de dados do Detran.SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para acessá-lo é necessário inserir o CPF do proprietário, login e senha.

Com o Poupatempo fechado por causa da COVID-19, o Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43, em 2019, para 74, até o início deste ano. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.

Entre os serviços que podem ser solicitados está a segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para outras notícias policiais acesse: https://jornalempauta.com.br/category/policia/

Para receber as principais notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular clique aqui: WhatsApp do  Em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *