Vereadores do Grupo Chedid protocolam representação contra Fernão Dias por causa de questões de saúde

Vereadores do Grupo Chedid protocolam representação contra Fernão Dias por causa de questões de saúde

Os vereadores que compõe a bancada do grupo Chedid protocolaram na noite de quinta-feira, dia 7, representação contra o prefeito Fernão  Dias da Silva Leme por causa de questões relacionadas à saúde.

No documento, eles pedem “providências legais contra as falhas em níveis de gestão que deixaram o caos na saúde do município”.

Segundo a assessoria do Grupo Chedid, o protocolo foi efetuado às 18h30, junto à promotora Ana Maria Buoso, da Curadoria da Saúde. O documento foi protocolado pelos vereadores Dito do Ônibus, Paulo Mário, Jorge do Proerd, Gi Borboleta, Luiz Sperendio, Léo do  Toró, Mário B. Silva, Natanael Ananias. Tião do Fórum e José Gabriel.

No documento, os vereadores alegam que a situação coloca a população em risco já que existem em espera, segundo os documentos apresentados mais de 8 mil atendimentos especializados, com destaque para mais de 2 mil consultas oftalmológicas e 1740 consultas dermatológicas e 676 cirurgias.

Os vereadores apontam ainda na denúncia a fila de espera para mais de 7 mil exames, sendo cerca de 2 mil de ultrassom intravaginal.

Os vereadores denunciaram também a falta de medicação e destacaram que a Prefeitura não cumpriu metas do Plano Municipal de Saúde, válido para 2014 a 2017.  Entre as metas não cumpridas,  os vereadores cobraram a inauguração da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nicola Cortez, no Jardim Águas Claras.

Os vereadores alegam que com a entrega de centenas de moradias populares no local é urgente a implantação da unidade. Na manhã desta sexta-feira, dia 8, foram entregues mais 712 unidades no local.

No documento, os vereadores concluem que a população “não está sendo atendida em suas prerrogativas básicas, e atenção primária, secundária e terciária”.

Saúde é um assunto polêmico em todo país e em Bragança Paulista, as reclamações tem aumentado desde que a Prefeitura firmou um contrato com Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC), Organização Social que faz a gestão compartilhada da saúde do município.

O Tribunal de Contas deu prazo até meados de julho para que a Prefeitura se manifeste sobre alguns itens referentes às contas de 2014. A Comissão de Saúde, apresentou relatório com várias denúncias com relação as contas de 2015. Alem da manifestação da Prefeitura para o Tribunal de Contas, os vereadores aguardam para o dia 20 de julho a participação de diretores da ABBC na  Comissão de Saúde.