‘Viola Avançada’: documentário é exibido na sexta em Bragança

‘Viola Avançada’: documentário é exibido na sexta em Bragança

Bragança Paulista recebe na sexta-feira (24) a apresentação do documentário ‘Viola Avançada’, que traz novas perspectivas sonoras do instrumento.

O documentário conta com a participação de Dino Vicente, Ricardo Vignini, Edgard Scandurra, Toninho da Viola, Fábio Miranda e Katya Teixeira. A exibição acontece a partir das 19h30, na Garaginha da Edith Cultura, que fica na Rua Cel. João Leme, 229, no Centro de Bragança Paulista.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Idealizado pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, o Projeto musical ‘Viola Avançada’ visa descobrir novas possibilidades sonoras para as violas brasileiras, a partir do encontro da mesma com a música eletrônica experimental, descontruindo esse tradicional instrumento.

“Podemos usar como imagem a ideia de picotar, recortar uma viola brasileira em milhões de pedacinhos até se tornarem grãos e reorganizá-los de outras formas. E daí surge o questionamento: Que tipo de música seria possível obter com esse novo instrumento virtual?”, destaca Vicente.

Além do documentário, o Projeto ‘Viola Avançada’ é composto pela pesquisa realizada pelos idealizadores do projeto; um álbum conceitual que será lançado brevemente nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin ‘Adeus Viola’, um aplicativo desenvolvido para manipulações sonoras.

O elenco

Para o projeto ‘Viola Avançada’ foram convidados os músicos Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock); Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!); Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba); Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador) e Katya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).

O ponto de partida dessa viagem musical foi registrar em áudio e vídeo os violeiros convidados em seus habitats, os diferentes tipos de viola, de gestos e repertório, compondo assim um grande banco sonoro.

A direção é de Mário de Almeida que ressalta que diversas ferramentas digitais, analógicas e mecânicas foram utilizadas para a manipulação desses áudios. “Algumas ferramentas foram especialmente criadas e desenvolvidas para atender esse desafio, como por exemplo o aplicativo ‘Adeus Viola’, usado para manipulações dos sons captados”, explica.

Além da exibição do documentário ‘Viola Avançada’ o evento contará ainda com a apresentação da pesquisa realizada pelos idealizadores do projeto e dos cinco vídeos experimentais, seguida da audição de faixas que compõem o álbum conceitual que será lançado brevemente nas plataformas digitais. O público também terá oportunidade de conversar com Dino Vicente e Mário de Almeida.

Serviço:

Data: 24/11/2023
Horário: 19H30
Local: Garaginha (Edith Cultura), Bragança Paulista –  R. Cel. João Leme, 229 – Centro
Entrada gratuita 

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *