Junho amarelo: Você conhece os sintomas das hepatites?
O Ministério da Saúde, adotou o mês de julho como Julho Amarelo. O mesmo foi feito pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais. Você saber por que?
Porque julho é considerado o mês de luta e prevenção das hepatites virais.
A cor foi escolhida pois é o tom em que geralmente os olhos dos infectados ficam quando a doença se manifesta, no fígado.
Você conhece os sintomas de hepatite?
Existem seis tipos de hepatites: A, B, C, D, E e G.
Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e possuem formas diferentes de prevenção e tratamento. O vírus é eliminado nas fezes de pessoas infectadas e é transmitido através da via fecal-oral, principalmente através de água contaminada.
De acordo com a OMS, há cerca de 20 milhões de casos de infecção pelo vírus do tipo E, produzindo 3,3 milhões de casos sintomáticos da doença e 56 mil mortes por ano.
A hepatite E pode ser responsável pela hepatite crônica em pacientes imunocomprometidos e pode rapidamente evoluir para fibrose eou cirrose hepática. Alguns tipos não apresentam sintomas, mas existem alguns pontos que podem ser observados.
Discreta febre
Náuseas
Icterícia
Perda de apetite
Vômito
Erupção cutânea
Possíveis dores abdominais e nas articulações
Urina escura
Leve aumento do fígado
Porém, para saber exatamente se possui o vírus, o indivíduo precisa procurar um médico e solicitar exames para um diagnóstico preciso. Segundo Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira da EUROIMMUN, o teste para descobrir a existência do vírus é rápido e seguro, realizado através de uma simples amostra de sangue.