Você é a favor ou contra a liberação de emagrecedores?

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, entidade fiscalizadora do exercício profissional do farmacêutico apoia a sanção do presidente da República, em exercício, Rodrigo Maia, à lei que libera a prescrição, manipulação e venda dos medicamentos à base de sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.

E você? É contra ou a favor da medida?

Como entidade defensora do uso racional de medicamentos, o CRF-SP defende ações educativas e é favorável à implantação de medidas profiláticas para evitar o uso indevido e abusivo dos medicamentos anorexígenos.

Segundo nota do CRF-SP,  em 2011, o conselho apresentou um parecer técnico à Agência Nacional de Vigilância  Sanitária fundamentando a eficácia dos medicamentos por meio de estudos que demonstram a ação dessas substâncias na perda de peso, desde que utilizadas de forma racional.

O CRF-SP sempre foi enfático ao esclarecer que esses inibidores de apetite que representam um importante alternativa para o tratamento da obesidade, sem opções terapêuticas que possam substituí-los.

Ações defendidas pelo CRF-SP:

  •      Fortalecer o monitoramento do consumo dessas substâncias pelos órgãos de vigilância sanitária. Entendemos que existe uso abusivo dos anorexígenos, mas o uso de ferramentas como Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Anvisa, poderia, por exemplo, identificar quais são os profissionais que apresentam desvios de conduta na prescrição e aviamento e que devem ter seus direitos restritos.
  • Reforçar a necessidade de maior engajamento de todas as partes envolvidas na fiscalização do comércio de medicamentos controlados (como é o caso dos anorexígenos).
  • Promover campanhas educativas para profissionais prescritores onde os aspectos técnicos e legais fossem amplamente abordados.
  •  A adoção de critérios rígidos para prescrição dessas substâncias (por profissionais devidamente qualificados e capacitados), cujo uso deve ser restrito a indivíduos submetidos à rigorosa avaliação e acompanhamento médicos, conforme diretrizes formais de tratamento estabelecidas por entidades médicas.

 

#DicadoEmPauta

Você já tomou remédios para emagrecer?

Acha que esta é a saída?

Já conhece o site Bariátrica com Saúde, desenvolvido por Vanessa Nogueira?

Se você ainda não conhece, corre lá, porque a Vanessa Nogueira, que fez bariátrica alerta que antes de você transformar seu corpo, precisa transformar a sua mente.

No site Bariátrica com Saúde você encontra uma série de vídeos que irão te ajudar neste momento importante de decisão: fazer ou não a cirurgia?

Vanessa Nogueira,  revela através de vídeos, os detalhes dos momentos de pré-cirurgia, os mitos sobre a cirurgia e o pós operatório. Para ela, o mais importante é realmente a mudança de comportamento.

No site, você encontrará diversos bate papos com especialistas no assunto. Tem conversa com nutricionista, psicóloga, enfim, um monte de gente que pode ajudar você mudar de vida e levar uma vida saudável.

Quer saber mais sobre o Bariátrica com Saúde? Acesse: https://www.facebook.com/bariatricacomsaude/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *