Você sabe como reconhecer e se proteger de golpes de empréstimo? 

Você sabe como reconhecer e se proteger de golpes de empréstimo? 

* Por Ana Freitas, CEO Operacional da empresa Doutor Consignado 

Você já deve ter visto na televisão, ouvido falar ou até mesmo conhecer alguém que já sofreu um golpe de empréstimo na internet, através do WhatsApp ou rede social, não é mesmo?

Normalmente, as pessoas que são enganadas com promessas fáceis de dinheiro são as que se encontram em situações mais vulneráveis, ou seja, idosos, pessoas com pouca informação financeira e negativados que buscam soluções rápidas para resolver seus problemas causados pela falta de dinheiro.

Por mais cauteloso que o consumidor seja, nem sempre é simples reconhecer um golpe de empréstimo, pois a cada dia que passa os golpistas nomeados como ESTELIONATÁRIOS, estão com abordagens muito mais profissionais.

É preciso ficar muito atento! 

GOLPE DE EMPRÉSTIMO OU DINHEIRO FÁCIL 

Seja um empréstimo online ou presencial, as abordagens do golpe de empréstimo tornam-se cada vez mais realistas e frequentes no dia a dia. 

É necessário aprender a diferenciar uma situação verdadeira de um golpe.  Não existe dinheiro fácil!  Desconfie de vantagens mirabolantes!   

FALSO EMPRÉSTIMO PELO WHATSAPP 

A popularização do WhatsApp deu margem para uma nova modalidade de diversos golpes de empréstimos. Segundo o Reclame Aqui, houve um aumento exponencial desses casos. 

Atenção: nesses casos, os criminosos entram em contato diretamente por telefone, oferecendo condições especiais de empréstimo. 

Ao longo da conversa, o criminoso já possui valores fechados para cada parcela e solicita o pagamento de taxas antecipadas para liberação do valor em conta. 

 Não faça nunca pagamentos antecipados!

Muitos clientes acabam sendo seduzidos porque não precisam se preocupar com restrição em seu nome, baixo nível de score ou até mesmo nível de parcelas e valores.

Ao concordar com o empréstimo e realizar o pagamento da taxa antecipada via DEPÓSITO, PIX OU BOLETO BANCÁRIO, no entanto, o consumidor é enganado e não consegue reaver o seu dinheiro, nem consegue mais contato com o próprio golpista pois é bloqueado. 

NA CONTRATAÇÃO DE UM CRÉDITO (EMPRÉSTIMO), NÃO É SOLICITADO PAGAMENTO DE TAXAS ANTECIPADAS OU QUALQUER TIPO DE VERBAS.

Pensando nisso, nós da Doutor Consignados, separamos 5 dicas para que você não caia em golpes de empréstimo. 

1 – Pesquise as informações cadastrais da empresa que está em negociação com você!

Se uma empresa financeira está oferecendo empréstimos pessoais ou consignados, ela deve possuir um cadastro CNPJ. Caso contrário, não há autorização para funcionar enquanto empresa. Checar as informações cadastrais do agente financeiro é um aspecto primordial para prevenir o golpe do empréstimo.

Mas como pesquisar essas informações? Vamos lá: No site da Receita Federal, você consulta o número do CNPJ e, a partir dele, tem acesso à razão social, endereço, sócios, data de abertura da empresa e segmento de atuação. As pesquisas são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer pessoa. Empresas sérias divulgam os seus números do CNPJ já no próprio site, usualmente no rodapé da página. Se a informação não constar, solicite. Se a empresa não quiser fornecer, desconfie.

2 – Para empréstimos online, verifique a segurança do site
 

Empréstimos online oferecem total comodidade aos clientes, uma vez que não é necessário se deslocar ao estabelecimento. Porém, essa comodidade deve oferecer segurança. O site, além de pertencer à financeira, deve apresentar, em local visível, selos com certificados de segurança. Eles atestam a segurança das informações e a idoneidade da página.

3- Avalie a reputação do agente financeiro

Nada melhor do que prevenir o golpe de empréstimo considerando avaliações de outros consumidores. Atualmente, é possível checar a reputação das empresas em sites como Reclame Aqui, que reúne reclamações de consumidores, e o feedback das empresas. Além do Reclame Aqui, pesquise as avaliações e comentários das redes sociais. Páginas como Facebook e Instagram são excelentes para medir a confiabilidade do agente financeiro ou até mesmo o próprio GOOGLE em suas avaliações, bem como a forma com que ele lida com as reclamações e quais soluções oferece.

4. Verifique os bancos parceiros

Toda plataforma de empréstimos online independente deve estar cadastrada junto a um banco parceiro. Somente desta forma é possível firmar contrato e liberar valores para empréstimo. Para se prevenir de golpes de empréstimo, verifique a veracidade da parceria. Mesmo que a plataforma informe ser representante de um banco ‘x’, entre em contato com a instituição financeira para checar essa informação. É bem comum que empresas fraudulentas usem o nome de grandes bancos, a fim de passar credibilidade. Fique atento a essa relação antes de fechar contrato.

5. Não realize pagamentos antecipados

Exigência de pagamentos antecipados para a liberação de valores é um dos grandes sinais do golpe do empréstimo. Instituições e agentes certificados não exigem o pagamento de taxas para aprovação de crédito, por exemplo. Se a empresa com a qual você está fechando contrato exigir qualquer tipo de pagamento antecipado, há grandes chances de ser um golpe do empréstimo. Denuncie essa instituição para o BACEN.

Para saber mais sobre empréstimos consignados acesse o Instagram ou site da Doutor Consignados ou então ligue para 0800 941 2920. 


Ana Freitas é CEO Operacional da empresa Doutor Consignado que em Bragança Paulista fica na Praça Maastricht, Nº 200 – Torre 2 Business Sala 610, no Euroville Mall. 
 

Um comentário em “Você sabe como reconhecer e se proteger de golpes de empréstimo? 

  1. Parabéns pelo belo trabalho, Dotor consignado, atendimento com excelência.,toda a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *