Você sabia que em 40% dos casos dificuldade de engravidar está nos homens ?

 

Entre os casais que apresentam dificuldades para engravidar o mais comum, ainda nos dias de hoje, é que as mulheres busquem auxílio médico.

Entretanto, quando o assunto é saúde reprodutiva em 40% dos casos o problema está nos homens e a responsabilidade na hora de engravidar deve ser cuidada pelo casal.

A ideia de que as mulheres têm a total responsabilidade de verificar a fertilidade é apenas mais um mito que vem acompanhando esta trajetória da reprodução.

Importante lembrar que os homens ainda confundem e é comum relacionar a virilidade com a infertilidade e tentarem escapar desta responsabilidade reprodutiva.

É importante lembrar, que a virilidade está relacionada à capacidade de ereção, enquanto a fertilidade é a capacidade de engravidar uma mulher. Portanto, ser viril não significa que é fértil e vice versa e quando se relaciona uma a outra pode ser apenas emocional, psicológica.

A boa notícia é que, depois que as campanhas de conscientização surgiram como o “Novembro Azul”, os homens estão buscando muito mais informações sobre sua saúde de modo geral e este fato está ajudando no equilíbrio das responsabilidades reprodutivas também.

Como descobrir que está infértil em casa?

Recém lançado, já está disponível no mercado brasileiro, em farmácias, drogarias ou pelo site, um produto denomindo ConfirmeFertilidade Masculina. Este é o primeiro auto teste comercializado no Brasil com Registro na ANVISA, detecta a quantidade de 15 milhões de espermatozoides, valor este determinado pela OMS, para dizer que um homem é fértil em sua própria casa.

A quantidade é um dos melhores indicativos de fertilidade masculina, porém não substitui o espermograma, que é um teste mais completo. O auto teste  traz uma praticidade aos homens que ainda tem tabus, preconceitos e restrições em ir a um laboratório para a coleta do material.  Lembrando que, após um ano de tentativas sem resultado, o recomendado é que o homem passe por uma avaliação médica.

Sempre que um casal tiver dúvidas ou perceber alguma anormalidade no sistema reprodutor dele ou dela, um médico ou especialista em reprodução humana deve ser consultado.

Fonte: A farmacêutica, Dra. Adriana Juliani, é responsável e porta voz da Linha Confirme – empresa dedicada à área de análises clínicas e laboratoriais que comercializa auto testes e líder de mercado nesse segmento.