270ª Cavalhada acontece dia 26 em Atibaia

270ª Cavalhada acontece dia 26 em Atibaia

Acontece na próxima quinta-feira (26) em Atibaia, a 270ª Cavalhada. O trajeto do cortejo se inicia às 9h e seguirá o seguinte itinerário: Alameda Santa Filomena, Av. Jerônimo de Camargo, Agenor Pedroso de Souza, Zeferino Alves do Amaral, Monsenhor Kolly e Avenida da Saudade.

A cavalhada seguirá pela Av. da Saudade até a Praça Guilherme Gonçalves, local em que a equipe organizadora/festeiros, com no máximo 10 integrantes, fará o cortejo pelas ruas José Alvim, Visconde do Rio Branco, Praça Claudino Alves, e Rua José Lucas.




Vale lembrar que para finalizar, todos se encontrarão com a Cavalhada na Praça Claudino Alves, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguindo para a Av. Nove de Julho e Av. Horácio Neto, onde haverá o retorno e dispersão da celebração pontualmente às 13h. A permanência nos locais do trajeto e seus arredores é proibida.

Segundo o decreto 11.189/2024 a concentração acontecerá a partir das 8h, em uma área na Alameda Santa Filomena, no bairro Ressaca. Para participar da 270ª Cavalhada não será permitido o embarque e desembarque de animais fora da área de concentração e dispersão. A participação de animais bravios, feridos, coxos, extenuados ou éguas com prenhes em estágio avançado de gestação é proibida.

Crianças e menores de 18 anos só podem participar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Os participantes não poderão conduzir animais com pessoas na garupa, na frente, em pé ou de qualquer forma passível de ferir o integrante ou o quadrúpede.

É proibido também utilizar de esporas, estímulos pontiagudos, cortantes e/ou qualquer item que possa ferir o animal. Caso o participante esteja alcoolizado sobre o animal, portando bebidas alcoólicas, com latas ou garrafas nas mãos, isopores, carroças ou charretes, sua participação será impedida. Além disso, é proibido que os animais fiquem amarrados em qualquer tipo de local, como postes, cercas, muros e afins.

A Cavalhada de Atibaia da parte do Ciclo Natalino e é considerada um patrimônio histórico-cultural do município. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752 e hoje está prevista no calendário oficial de eventos da cidade, como uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *