3 prejuízos causados pela falta de planejamento da aposentadoria
*Por Viviane Machado
Dificilmente as pessoas param para pensar como será sua aposentadoria… Infelizmente, acabam não se planejando e enfrentando sérios prejuízos quando chega a hora de parar de trabalhar.
Hoje vamos falar sobre três problemas comuns, que podem ser evitados com um bom planejamento.
O primeiro deles diz respeito ao valor da aposentadoria. Ocorre que muitas pessoas acabam se aposentando com um valor bem abaixo do que poderiam receber. Sem um planejamento adequado é possível se aposentar com apenas 60% a 70% do que realmente tem direito. Imagine passar a vida trabalhando e, no final, ter que viver com um salário-mínimo ou próximo disso. Assim, planejar é essencial para garantir um padrão de vida digno na terceira idade.
O segundo prejuízo remete ao tempo de trabalho e contribuição maior para se aposentar. Confiar cegamente nas projeções do portal Meu.INSS pode ser um grande erro. Esses números nem sempre refletem a realidade, fazendo o segurado acreditar que ainda está longe de se aposentar. Isso pode gerar desânimo e frustração. Com um bom planejamento é possível saber exatamente quando poderá se aposentar, sem surpresas desagradáveis.
Finalmente, o terceiro prejuízo vem da escolha de regras desvantajosas. A reforma da previdência trouxe várias regras de transição (Pedágio de 50% e 100%, pontos, idade mínima progressiva, dentre outras). Sem orientação, o trabalhador pode acabar escolhendo uma regra que o obriga a trabalhar mais tempo ou receber um benefício menor, situação que não poderá ser modificada. Planejando com antecedência, o segurado entende cada opção e escolhe a melhor para o seu caso, garantindo um futuro mais tranquilo e seguro.
É preciso entender que existe a melhor data da aposentadoria para cada trabalhador, ou seja, não se deve aposentar antes nem depois do momento correto, mas deve-se dar entrada na data em que se garantirá o melhor benefício.
Dessa forma, não deixe a falta de planejamento arruinar sua aposentadoria! Procure um especialista, planeje seu futuro e garanta uma aposentadoria digna.
* Dra. Viviane Machado é Advogada Especialista em Direito Previdenciário – OAB/SP 220445 – Professora de Direito Previdenciário. Mestre em Direito. @profvivianemachado.