Alto risco de incêndios: Defesa Civil e Bombeiros estão em alerta

Alto risco de incêndios: Defesa Civil e Bombeiros estão em alerta

Alto risco de incêndios: o tempo em grande parte do estado de São Paulo segue seco e propício para formação de incêndios, monitora a Defesa Civil do Estado.

Em Bragança Paulista, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em alerta e orientam à população sobre cuidados que precisam ser tomados para que focos de incêndio não surjam. E explicam quem procurar em caso de emergências.

A Fundação Florestal, órgão vinculado à secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, anunciou nesta semana o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação localizadas na região metropolitana e interior do estado. A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.

Dois destes locais são o Parque Estadual Itapetinga e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, com território distribuídos pelos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista.

DEFESA CIVIL

“A Defesa Civil presta apoio ao Corpo de Bombeiros em situação de fogo em mata. Trabalhamos na coordenação e isto não impede que a gente atue também na ação de combate aos incêndios”, explicou Mario da Silva, coordenador de Defesa Civil de Bragança.

“Infelizmente, 99% dos casos é ação humana. A orientação para toda a população é que evite limpeza de terreno, evite colocar fogo em mato e até mesmo uma bituca de cigarro na beira da rodovia”, disse Mario.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Bragança, nos últimos 10 dias de agosto foram aproximadamente 10 focos de grandes incêndio. Os principais atendidos pelo órgão foram na Fazenda Bocaina e nas imediações da Pedra da Guarita.

O órgão conta com duas viaturas, uma delas equipada para combate a incêndio, com 600 litros de água. Além disso, dispõe de bombas costais e abafadores, para um efetivo de 6 homens e mulheres.  A Coordenadoria de Defesa Civil atende no número (11) 4035-6037. Emergências podem ser reportadas via 153 da Guarda Civil Municipal.

CORPO DE BOMBEIROS

“Nesta fase do ano que é mais seca, temos um acúmulo de ocorrências. O acionamento é feito pelo COBOM em Campinas e isto é importante pela impessoalidade com relação à pessoa que fez o acionamento. O Bombeiro atende a população de forma indiscriminada, mas ocorre sim o acúmulo de ocorrências”, explicou o subtenente Douglas Bacci do 19° Grupamento de Bombeiros

“Quando o fogo é somente no mato, ele é apagado com o uso do caminhão, quando a água chega próximo. Infelizmente temos uma região muito grande, com montanha e áreas com plantações. Quando não é possível se aproximar com as viaturas, atuamos com abafadores, o que é um trabalho mais complexo e demanda mais tempo”, contou Bacci sobre a dinâmica do atendimento das ocorrências.

“O bombeiro vai em todas ocorrências, independentemente do horário. Trabalhamos de acordo com a gravidade. Podemos eventualmente deixar um local de fogo em mata, caso haja uma ocorrência de maior gravidade. Não deixaremos de atender, mas os recursos são limitados e precisamos da colaboração da população e da prevenção”, disse o subtenente

O tenente Tonon, comandante do 19° Grupamento reforça que a população deve “evitar colocar fogo em terreno para limpeza, fazer cercas em sua chácara, não acumular mato seco em sua propriedade, enfim, trabalhar na prevenção”.

“É crime colocar fogo em mata. Caso algum popular veja um cidadão colocando fogo, imediatamente liguei para 190 ou 153 e faça a denúncia”, solicitou o tenente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em agosto o órgão atendeu cerca de 90 ocorrências de incêndio em vegetação, em meio a mais de 270 ocorrências despachadas. Aliás, o telefone de emergência é 193.

CUIDAR TAMBÉM DA SAÚDE

Alias, lembrando que tempo seco é sinônimo de hidratação. Ou seja, as pessoas devem beber muita água, evitar o sol e as atividades físicas nos períodos mais críticos. É importante também usar soro fisiológico nos olhos e no nariz caso necessário.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *