Associação dos Psicólogos realiza palestra ‘O Bispo do Rosário’
Neste sábado (16), a Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista e Região (APSIBRAP) realiza a paletra ‘O Bispo do Rosário. A arte e a loucura’ com a participação do médico psiquiatra Claudionor Picarelli.
O encontro ocorrerá na FESB – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, localizada na Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho, n° 770, sala 28, às 10h e não há necessidade de inscrição prévia. A entidade pede a doação espontânea de 1kg de alimento não perecível.
QUEM FOI ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
Arthur Bispo do Rosário foi um artista plástico brasileiro que, por sofrer de esquizofrenia, residiu em diversas instituições psiquiátricas por quase 50 anos. Nascido em Japaratuba, Sergipe, em 1909, teve uma vida marcada por paradoxos. Seu sobrenome, que une ‘Bispo’ – cargo eclesiástico e ‘Rosario’ – padroeira dos negros, reflete a dualidade entre hierarquia eclesiástica e devoção popular, que marcou sua vida e obra.
Em 22 de dezembro de 1938, teve uma revelação que o levou a se considerar “aquele que veio julgar os vivos e os mortos”. Após internações e conflitos, apazígua-se consigo mesmo em 1964 na Colônia Juliano Moreira, onde permaneceu. Sua visão do juízo final o inspirou a criar arte com materiais do seu cotidiano, por sua conta, trancar-se durante sete anos numa das celas para, com agulha e linha, bordar a escrita de seus estandartes e fragmentos de tecido.
Após 18 anos, sua obra ganhou reconhecimento em 1982, quando expôs pela primeira vez no MAM do Rio de Janeiro. Bispo desafiou estigmas sociais ao propor uma ressignificação do universo através de sua arte. Arthur Bispo do Rosario, que carregava todos os estigmas de marginalização social ainda vigentes em nossa sociedade – negro, pobre, louco, asilado em um manicômio – consegue, na sua genialidade, subverter a lógica excludente propondo, a partir da sua obra, a ressignificação do universo, para ser reunido e apresentado no dia do juízo final. Sua missão chegou ao fim em 5 de julho de 1989, aos 80 anos.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter