Atibaia promove 6º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

No próximo sábado (5), a cidade de Atibaia sediará o 6º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo pais, alunos, profissionais de saúde e educação, além de instituições envolvidas no atendimento a pessoas com TEA. O evento será realizado no Centro de Referência da Educação “Professora Márcia Mariano”, na Vila Rica, e tem como objetivo promover a educação permanente sobre o autismo e o apoio às famílias.
Organizado pelas Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Núcleo de Integração Luz do Sol – Residência Assistida para TEA, o simpósio será uma oportunidade para especialistas e a comunidade debaterem o diagnóstico, o tratamento e os aspectos emocionais que envolvem o autismo.
Programação
O simpósio terá início às 8h30 com a inscrição dos participantes e contará com diversas palestras, incluindo:
- “Diagnóstico precoce do autismo e sua importância” – Dr. Raymond Rosenberg (USP)
- “Possibilidades de intervenção no indivíduo com TEA adulto”* – Paula Santiago (HC/FMUSP)
- “Aspectos emocionais das famílias e orientações aos pais” – Iuri Victor Capelatto (UNICAMP)
- “Autismo avançado no século XXI – A importância do tratamento institucional” – Mauro Sérgio Stepanies (Núcleo Luz do Sol)
Esses temas podem ajudar a fomentar a conscientização e a busca por alternativas de intervenção e apoio, tanto para as pessoas com TEA quanto para suas famílias, em um esforço conjunto para promover um ambiente de inclusão e acolhimento na região bragantina.
O evento é aberto a todos os interessados e busca ampliar o entendimento e a aceitação do TEA, oferecendo recursos e orientações para melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias. O Simpósio é gratuito e as inscrições serão feitas no local, a partir das 8h30.
Mês de Conscientização do Autismo
Abril é conhecido como o “Mês Azul”, dedicado à conscientização sobre o autismo, com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado em 2 de abril. A campanha global, promovida pela ONU, visa aumentar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista e reforçar a importância da inclusão em diversos âmbitos sociais.
Além de Atibaia, outras cidades da região promovem ações para conscientização da data. Em Amparo, por exemplo, também no dia 5, acontece a Caminhada de Conscientização do Transtorno Autista (TEA). A concentração está marcada para às 8h na Praça Pádua Salles.
Alcateia pelo Melhor
Em Pinhalzinho, o espírito de acolhimento e inclusão é sinônimo para o trabalho de grupos como Alcateia pelo Melhor, que promove um ambiente inclusivo para crianças e jovens com TEA. Loide Sorvillo, chefe do grupo escoteiro, compartilhou sua experiência inspiradora com um Lobinho autista e Chefes que também fazem parte do espectro.
“Nossa experiência nos ensinou que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento de todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades. Trabalhamos para criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados”, disse Loide.
O movimento escoteiro trabalha com educação não formal, onde os jovens aprendem fazendo, participando de atividades que envolvem contato com a natureza e ações de impacto social. “Nosso lema é fazer o melhor possível e, como escoteiro, estar sempre alerta para servir. Nós procuramos desenvolver todas as áreas humanas. A física, espiritual, emocional, afetiva e intelectual. Todos são bem vindos!” completou.
Serviço:
Data: 5 de abril (sábado)
Horário: A partir das 8h30
Local: Centro de Referência da Educação “Professora Márcia Mariano” – Rua Bruno Sargiani, 100, Vila Rica, Bragança Paulista
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky