Atibaia recebe exposição “A Vida das Borboletas” até dezembro
A Estação Sesi de Cultura Atibaia, que fica na Rua da Meca, n° 360, no bairro Jardim das Cerejeiras, recebe a exposição “A Vida das Borboletas” até o dia 8 de dezembro. A visitação acontece de terça a sábado, sempre das 9h às 18h.
Como uma iniciativa do renomado Museu Catavento de Ciências, a exposição que conta com entrada gratuita e classificação livre, traz informações e curiosidades sobre a rica biodiversidade brasileira.
Com painéis informativos e visuais impactantes, a exposição aborda diversos aspectos da vida das borboletas. Desde a anatomia desses delicados insetos até suas adaptações para a sobrevivência, como o mimetismo e a camuflagem, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar em um universo cheio de cores e mistérios.
Além de apresentar a beleza e a complexidade das borboletas, a mostra também chama a atenção para a importância da preservação ambiental. De acordo com Rodrigo Silva, curador da exposição e supervisor do setor educativo do Museu Catavento, o Brasil abriga mais de três mil espécies de borboletas, mas muitas delas estão ameaçadas por fatores como a poluição e as mudanças climáticas. “A exposição convida o público a refletir sobre o futuro desses insetos e a importância de preservar seus habitats”, afirma Rodrigo para o site do Museu Catavento.
Conta também, com o ciclo de vida das borboletas, desde o ovo até a fase adulta, passando pelas etapas de lagarta e crisálida. Os visitantes poderão observar de perto as transformações que ocorrem durante esse processo e entender o papel fundamental que esses insetos desempenham na natureza como polinizadores.
A exposição “A Vida das Borboletas” faz parte de uma parceria entre o Museu Catavento e o SESI-SP, com o objetivo de levar conhecimento científico e cultural para diferentes regiões do estado de São Paulo. Como destaca Débora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP no site do Museu “A parceria entre o SESI-SP e o Catavento visa proporcionar ao público a oportunidade de explorar as exposições do Catavento, facilitando o acesso ao conhecimento em arte, cultura e ciência”.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky