Bragança Paulista completa 260 anos; conheça a história

Bragança Paulista completa 260 anos; conheça a história

Nesta sexta-feira (15), Bragança Paulista completa 260 anos de sua fundação. A “Cidade Poesia” é considerada Estância Climática e tem uma localização privilegiada.

Nascida como um pequeno povoado chamado Conceição do Jaguary, Bragança é, segundo a história oficial, fruto de uma promessa feita por Ignácia da Silva Pimentel pela saúde de seu esposo, Antonio Pires Pimentel. Em agradecimento pela cura, o casal construiu uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, hoje padroeira do município. A cidade cresceu em volta da pequena igreja.

Hoje, 260 anos depois, Bragança Paulista é reconhecida no Brasil como Capital Nacional da Linguiça Artesanal, sede do Red Bull Bragantino e Cidade Poesia.

HISTÓRIA 

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, a origem do nome Bragança foi uma homenagem à dinastia real de Portugal, os Orleans e Bragança.  O povoado surgiu em dezembro de 1763 ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari. Em outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada à condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado à tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança passa a chamar-se Bragança Paulista.

ESTÂNCIA TURÍSTICA 

A cidade de Bragança Paulista é estância turística desde 1964. Com uma população estimada, pelo IBGE/2022, de 176.811 pessoas, a gastronomia da cidade é famosa e muito procurada, isto porque é conhecida como a Capital Nacional da Linguiça. Na região há uma excelente oferta desta iguaria, com eventos anuais, como a Festa da Linguiça. Desta forma, na cidade há linguiça de todos os tipos: com pimenta, sem gordura, com alho, ou ainda, com ervas, por exemplo.

ATRATIVOS

Entre os atrativos de lazer, cultura e turismo destacam-se o Jardim Público (Parque Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme);  o Lago do Taboão que é ponto de encontro de esportistas, amantes da natureza e pessoas que curtem happy hours. O nome “Taboão” surgiu por causa das taboas, uma espécie de planta que vive nas águas pantanosas e que alcança dois metros e meio de altura com suas espigas que depois viram buchas de banho. Também a Represa do Jaguary que é a primeira e mais alta represa do sistema Cantareira e a maior da Região Metropolitana de São Paulo. O Museu do Telefone está  localizado bem na área central da cidade, no prédio da antiga sede da ECTB, que foi inaugurada no ano de 1976. O Museu Municipal Oswaldo Russomano, que possui um acervo de cerca de três mil peças e foi inaugurado em 15 de dezembro de 1966. O Centro Cultural Teatro Carlos Gomes e os eventos como Carnaval, Feira das Nações, Expoagro e Festa do Peão, Feira de Artesanato, Festival de Inverno, Festival Arte Serrinha e Maio Cultural, entre outros.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *