Bragança recebe 820 atletas na IV Taça Brasil Máster de Atletismo
Bragança Paulista recebe neste final de semana 820 atletas durante a IV Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será realizada sábado (9) e domingo (10), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, que fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n, no Campo Novo.
Ao todo, a competição recebeu a inscrição de 820 atletas, de 30 a 96 anos. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza o evento em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM).
A entrada é gratuita e o evento será transmitido pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.
A competição, aberta a toda a comunidade máster brasileira, tem início no sábado, às 7h, com a disputa dos 10.000 m masculino 60+. Serão quatro etapas, duas por dia, até domingo. A última prova é o revezamento 4×100 m para todas as categorias. O início está previsto para às 17h.
Segundo os organizadores, serão 15 as faixas etárias, dos 30 anos (concluídos até 11/09/2024) aos 100 anos, divididas em categorias de cinco em cinco anos, feminino e masculino (30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49 e assim sucessivamente).
O atleta mais velho inscrito na competição, na categoria M95+, é Seijun Maedo, de 96 anos, que compete pela Agremiação dos Nikkeis de Atletismo de São Paulo (ANASP). Ele é nascido no dia 13 de março de 1928, no Japão, e continua na ativa.
Maedo já competiu em duas outras edições da Taça Máster e contou que a “corrida faz muito bem para a saúde”. Ele nasceu em Okinawa e deixou o Japão, juntamente com a família, em 1955. Começou no atletismo aos 40 anos por causa de uma bronquite asmática. Em 2022, foi campeão da categoria 90+, nos 800 m e nos 5.000 m.
Já a paulista Sumiko Yamakawa Imoto (foto) tem 86 anos e está inscrita nos 100 m, lançamento do peso e lançamento do disco. Sumiko foi um dos destaques da 3ª Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista, no ano passado, ao vencer o arremesso do peso e o lançamento do disco.
Ela comemorou o recorde mundial da categoria 80+ com 21,58 m, melhorando seu próprio recorde que era do Mundial de Tórum, na Polônia, no mesmo ano, com 21,22 m. Nascida em Marília, no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo e chegou a ser campeã brasileira adulta do disco, em 1961. Começou na cidade onde nasceu e disputou as competições da Colônia Japonesa por nove anos antes de integrar a equipe do Clube Tietê, de São Paulo, em Estaduais, Troféu Brasil e Sul-Americanos. Parou para ter seus quatro filhos e voltou a competir aos 50 anos.
Apesar da entrada ser gratuita, os organizadores solicitam a contribuição com doação de alimentos. Eles pedem a todos os participantes e ao público a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em 2023, foram doados pelos participantes da Taça Máster 1.320 quilos, entregues a entidades assistenciais de Bragança Paulista.
Equipe de Bragança Paulista
Bragança Paulista participará da competição com a equipe ADES/SEMJEL, sob a orientação do treinador Professor Tercio Araújo. Ao todo, nove atletas foram inscritos em diversas categorias. São eles:
- Renato Yasutoshi Arashiro (M60): 100m rasos, lançamento de disco e arremesso de peso
- Maria Dalva de Santis Morais (W80): arremesso de peso
- Isaura Rocha Ercolini (W75): arremesso de peso
- Valdênia Maria Ferreira da Silva Bacci (W60): arremesso de peso Maria José de Oliveira Cezario (W75): 200m rasos e arremesso de peso
- Marco Antônio Aparecido Stefani (M65): arremesso de peso
- Benedito dos Santos (M65): 200m rasos e arremesso de peso
- Marcelo Martins Batista de Lima (M30): 400m com barreira, lançamento de dardo e 200m rasos
- Marcos Marcelo Pereira Monteiro (M30): arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo
Para conferir o horário das provas acesse: PROGRAMA HORARIO
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky