Bragança tem 19 internados com dengue e registra óbito suspeito

Bragança tem 19 internados com dengue e registra óbito suspeito

A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista divulgou no final da tarde desta quinta-feira (7) mais um balanço da dengue no município. Agora são 2.068 notificações registradas e 1.489 casos positivos. Os casos aumentaram 722% com relação a 2023 e o município decretou estado de emergência. 

Além do aumento de casos de dengue, chama atenção o número de pacientes internados com a doença: são 19 internações na Santa Casa de Bragança Paulista e no Hospital Universitário São Francisco, batendo o recorde de internações por dengue até aqui.

As internações

Dos 19 pacientes internados, 9 estão na Santa Casa de Bragança Paulista. Ao todo são 5 homens  e 4 mulheres internadas na Santa Casa. As mulheres tem 11, 49, 83 e 87 anos. Os homens tem 8, 9, 11, 27 e 29 anos.

Dos 10 internados no Hospital Universitário São Francisco 5 são homens e 5 são mulheres.  Os homens tem 12, 18, 57, 70, 74 anos,  Já as mulheres tem 13, 21, 32, 57 e  79  anos.

Mortes

Em nota, a Secretaria de Saúde divulgou ainda que foi registrado mais um óbito suspeito de dengue no município. A vítima é uma mulher, de 35 anos, que estava  em Pronto Socorro e faleceu na terça-feira (5).  Até aqui, Bragança Paulista registra uma morte confirmada de dengue. A vítima é um homem, de 49 anos que faleceu no dia 14 de fevereiro. A morte suspeita  de uma criança de 6 anos foi descartada para a dengue.

Atendimentos UPA

Com o aumento dos casos, as unidades de saúde do município registram sobrecarga no atendimento. Diante disto, a Secretaria de Saúde  informa que a partir desta sexta-feira (8) todo o atendimento de pediatria (abaixo de 13 anos) passa a ser no Bom Jesus.

Dessa forma, a Unidade de Pronto Atendimento Vila Davi passará a atender apenas Clínica Médica, ou seja,  pacientes acima de 13 anos, além dos casos de urgência e emergência odontológica 24h.

Além desta modificação no atendimento da UPA, a Secretaria de Saúde informou que reforçou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya com os agentes comunitários de saúde.
Na  quarta-feira, por exemplo, os agentes comunitários realizaram visita casa a casa, no Parque dos Estados 1 e 2 e Planejada 1 e 2, com o objetivo de orientar os moradores e já eliminar focos de possíveis criadouros do mosquito. Estas ações acontecerão todas às quartas-feiras, nas áreas de cobertura dos agentes comunitários de saúde. Em caso de chuva, a ação ocorrerá no dia posterior.

Prevenção e denúncias

Sabia que 75% dos criadouros de mosquito ficam dentro ou no entorno dos domicílios?

Reserve 10 minutinhos ao dia para buscar locais onde possa ficar água parada aí na sua casa. Isso pode ajudar a salvar vidas – inclusive a sua e de sua família.

  • Deixe bem fechada a caixa d’água.
  • Receba bem o agente de saúde.
  • Amarre bem os sacos de lixo.
  • Coloque areia nos vasos de plantas.
  • Guarde pneus em locais cobertos.
  • Limpe bem as calhas de casa.
  • Não acumule sucata e entulho.
  •  Esvazie garrafas PET, potes e vazos.

Denúncias podem ser feitas pelo Telefone: (11) 4033-0283 ou pelo e-mail: [email protected].

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *