Câmara rejeita pedido de cassação de 4 vereadores de Bragança

Câmara rejeita pedido de cassação de 4 vereadores de Bragança
Fotos: DCI

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista desta terça-feira (8) contou com 6 “pautas-bomba”: o pedido de cassação de 4 vereadores. 2 deles do Grupo Chedid e 2 ligados à oposição.

O encontro durou mais de 6 horas e os vereadores alvo dos pedidos foram:

  • Camila Marino da Saúde
  • Soninha da Saúde
  • Bruno Sucesso
  • Mauro Moreira

Os pedidos foram baseados em suposta quebra de decoro parlamentar e apresentados pelo ex-candidato a vereador do PL, major Valdir Palma; pelo ex-candidato a prefeito pelo partido Agir, médico Dr. César Alves e pela cidadã Maria de Fátima Alves de Lima.

COMISSÃO DE ÉTICA

Os vereadores de Bragança Paulista votaram a admissibilidade de pedidos de cassação dos 4 mandatos. Caso fossem aprovados, os processos administrativos seriam abertos e seguiriam para a Comissão de Ética. As medidas disciplinares aplicadas por esta comissão em caso de conclusão de culpa, são: advertência escrita, censura escrita, suspensão das funções por 60 dias e até a perda do mandato.

SONINHA NÃO COMPARECEU

Chamou a atenção, que uma das vereadoras envolvidas diretamente com os pedidos que poderiam resultar em cassação, não compareceu em nenhuma das votações. Soninha da Saúde deixou a sessão sem apresentar justificativas públicas e, posteirormente, o presidente Tião do Fórum anunciou que ela estava em atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

SUPLENTES ASSUMEM

Durante a sessão, os vereadores alvo do pedido de cassação tiveram que se ausentar do mandato no momento da votação que os envolveram. Portanto, os primeiros suplementes assumiram. Mario B. Silva, do partido MDB, assumiu a cadeira de Camila Marino na ocasião da votação do caso envolvendo ela. Rita Leme, do Partido Progressistas, assumiu o mandato de Soninha da Saúde, que deixou a sessão repentinamente. Eduardo Roberto, do partido Solidariedade, assumiu o lugar de Bruno Sucesso. E, por fim, Dani da Bancada Feminista, do PSOL, ficou com a vaga de Mauro Moreira durante trecho da sessão.

CAMILA MARINO 1

A 1ª representação lida foi contra a vereadora Camila Marino da Saúde. Devido a manifestação feita durante os trabalhos da 9ª sessão da Comissão de Educação e Saúde, ocasião em que se envolveu em um bate-boca devido ao o debate do Projeto de Lei Complementar, que visa a revogação de trecho da Legislação Municipal do IPTU, que gerou o aumento do imposto. Este pedido, de autoria de Valdir Palma, foi negado por unanimidade.

CAMILA MARINO 2

A 2ª representação também foi contra a vereadora Camila Marino da Saúde e foi apresentada pelo médico Dr. Cesar Benedito Alves, via de regra, pelos mesmos motivos apresentados na denúncia anterior. Portanto, o pedido foi também negado novamente por unanimidade.

SONINHA DA SAÚDE 1

A 3ª representação foi apresentada novamente por Valdir Palma. Desta vez, contra a vereadora Soninha da Saúde. Pelos mesmos fatos acontecidos na sessão da Comissão de Educação e Saúde. E mais uma vez ocorreu a rejeição foi por unanimidade.

SONINHA DA SAÚDE 2

Já a 4ª representação, foi mais uma vez contra a vereadora Soninha da Saúde. E novamente o autor foi o médico Cesar Benedito Alves, para apuração de eventual quebra de decoro parlamentar, na Comissão de Educação e Saúde. A rejeição, foi por unanimidade mais uma vez.

BRUNO SUCESSO

A penúltima e 5ª representação da sessão foi de autoria da cidadã Maria de Fátima Alves de Lima, para apuração de eventual quebra de decoro parlamentar do vereador Bruno Sucesso, em manifestação feita na tribuna, por suposta quebra de decoro parlamentar, contra a  vereadora Soninha da Saúde. Esta votação foi rejeitada por unanimidade.

MAURO MOREIRA 

Por fim, a 6ª e última representação do dia também foi da cidadã Maria de Fátima Alves de Lima, para apuração de eventual quebra de decoro parlamentar do vereador Mauro Moreira, na mesma sessão da Comissão Permanente. E assim como ocorreram nos demais casos, a denúncia foi rejeitada por unimidade.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *