Câmeras não impedem vandalismo em escola no Jardim da Fraternidade

Câmeras não impedem vandalismo em escola no Jardim da Fraternidade

Na noite da última terça-feira (8) a Escola Municipal Fernando Amos Siriani, no Jardim da Fraternidade, foi alvo de vandalismo e tentativa de furto.  Ladrões invadiram a unidade de ensino e causaram danos aos disjuntores, bem como  tentaram fazer a retirada  da fiação do quadro de energia.

A ação só foi percebida na manhã seguinte  quando a diretora da unidade chegou para trabalhar e se deparou com as luzes da quadra poliesportiva acesas.

Ao se dirigir ao quadro de energia do prédio notou os danos e imediatamente acionou a Guarda Civil Municipal (GCM). O caso foi registrado na Polícia Civil e segue em investigação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



500 CÂMERAS 

A escola do Jardim da Fraternidade é uma das 72 unidades escolares que recebeu recentemente câmeras de segurança. O investimento nos equipamentos, segundo a Prefeitura de Bragança Paulista foi de R$ 6,6 milhões, sendo que mais de 500 câmeras de monitoramento de alta resolução e 383 sensores foram implantados nas escolas municipais e outras unidades da Secretaria de Educação.

A ideia da Prefeitura com a instalação dos equipamentos, era justamente garantir  segurança ao patrimônio público, dos funcionários, professores e alunos, no entanto, mesmo com as câmeras de segurança, os vândalos não se se sentiram ameaçados e muito menos a ação foi monitorada e coibida em tempo real.

HÁ MONITORAMENTO?

Sem monitoramento 24 horas, as câmeras acabam não evitando furtos, roubos e vandalismos e só servirão, caso não sejam danificadas, antes da ação dos criminosos, para investigações futuras.

Em outubro do ano passado, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bragança Paulista informou que além da colocação de câmeras nas áreas interna e externa das escolas, cada prédio teria um monitor para acompanhamento das imagens e estava sendo implantada também uma Central de Monitoramento, na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil a fim de monitorar e gerenciar remotamente os sistemas instalados.

Se os equipamentos já foram instalados na Guarda Municipal, na noite de ontem o monitoramento não foi eficaz, afinal   o caso só foi constatado no dia seguinte pela diretora da escola.

CÂMERAS GRAVARAM A AÇÃO

Mesmo assim, vale ressaltar que as câmeras gravaram a ação. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura ressaltou que “foi possível verificar um grupo de indivíduos escalando os portões do estacionamento da escola, bem como um muro e adentrando a quadra, se dirigindo para a um corredor lateral, acessando o quadro de energia”.

A nota diz ainda que “os vândalos acenderam as luzes da quadra, tentaram arrancar os fios da caixa de energia, deixando parte do material no chão exposto ao risco de choque elétrico”.

Mesmo com as imagens, no entanto, até o momento nenhum dos envolvidos no ato foi identificado.

MAIS NOTÍCIAS POLICIAIS 

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Outras notícias polícias você encontra na aba Polícia, no menu principal do site, bem como, na página Polícia em Pauta no Facebook.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.




Um comentário em “Câmeras não impedem vandalismo em escola no Jardim da Fraternidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *